Ultima atualização 22 de junho

powered By

Cestos de lixo podem atrapalhar rotas de fuga em condomínios

A prática de colocar cestos de lixo nos andares dos condomínios pode atrapalhar rotas de fuga de incêndio. Moradores acabam priorizando a comodidade de ter uma lixeira por perto e esquecem que a obstrução de caminhos de evacuação de ambientes é uma das principais proibições da legislação de proteção contra incêndios em edifícios. Além da comodidade, a lei também é ignorada por vários outros fatores: falta de conhecimento, crença remota no risco de incêndio ou, ainda, baixa freqüência de fiscalizações do Corpo de Bombeiros em prédios residenciais.
Para o diretor de Mercado Imobiliário da Vila Velha Seguros, William Alzani, a irregularidade nos prédios não é difícil de ser encontrada. “Basta analisar a existência de riscos na ocorrência de um eventual incêndio, onde as pessoas durante uma evacuação esbarrem ou tropecem nos cestos deixados no caminho de saída. Nesse contexto estão inseridos componentes como: aglomeração, pânico, visão reduzida pela fumaça e energia desligada”, afirma.
Uma das soluções para esse problema é dedicar a um funcionário tarefa de fazer coleta diariamente nas unidades e disponibilizar para os ausentes um local apropriado para depósito dos sacos de lixo. Não é raro encontrar prédios que retiram provisoriamente as lixeiras das escadarias para a vistoria do Corpo de Bombeiros, mas o que poucas pessoas sabem é que em caso de incêndio, as obrigações civis e criminais podem ser de responsabilidade do síndico.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.