Uma das maiores resseguradoras do mundo, a Munich Re, informou, no dia 9 de julho, que continuará servindo os consumidores russos diretamente de Munich, na Alemanha. Nos últimos 10 anos, a situação do setor industrial russo, que é recorrentemente ressegurado pela companhia, teve uma deterioração significativa, de acordo com o jornal “Vedomosti”.
A Munich Re baseou sua decisão no desejo de melhorar a eficiência de seus negócios russos, para garantir sua rentabilidade futura. O principal diretor que participou da reunião com a companhia alemã disse que uma combinação de motivos fez com que a medida fosse tomada, como o fato de o mercado russo ser estreito, de economia que se apresenta ruim e com riscos de baixa qualidade. Esses fatores fizeram com que a resseguradora não enxergasse mais perspectivas para melhorar sua performance no país.
O jornal mostrou ainda que a Munich Re estava se tornando cada vez mais um expoente em grandes pagamentos que tem conexões com acidentes industriais, como os ocorridos na Sayano- Shushenskaya HPP e a inundação em Zagorsk PSP-2 em setembro de 2013.
Em geral, nos últimos dez anos a situação no setor industrial da Rússia, que tem grande parte de seus riscos ressegurados pela Munich Re, tem se deteriorado significativamente, e adicionado aos grandes processos de seguros há também fraudes e “estranhos esquemas”, segundo outro entrevistado do jornal. Se antes esse era um mercado altamente rentável, agora não é mais.
Ainda de acordo com as fontes entrevistas pelo jornal, esse é um evento negativo e que reduz a competição no mercado segurador, mas não deverá ser um desastre.
A.C. – com informações do site Business Insurance
Revista Apólice