A Gristec (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento), acaba de criar uma nova divisão dentro de sua diretoria ? a de Telemetria. O objetivo é integrar as necessidades das empresas deste segmento às associadas da Gristec, já que ambas possuem clientes e mercados muito próximos; além de definir e fundamentar o conceito e as funcionalidades do segmento de telemetria para o gerenciamento de frotas no Brasil.
Com esta nova área, a associação prevê a adesão de novos membros. “Estamos nos antecipando a essa demanda, uma vez que já há empresas especializadas exclusivamente em serviços de telemetria. Agregando mais essa área à associação, passamos a representar o segmento de monitoramento e rastreamento como um todo”, afirma Cyro Buonavoglia, presidente da Gristec.
Romeu Costa Baptista, da BlueTec Industrial S/A, será o diretor responsável pela divisão de Telemetria na associação. Em seu plano de ação, estão a certificação das soluções de telemetria; criação de canal de comunicação entre Griste, associados, entidades públicas e sindicais para assuntos de telemetria; elaboração de banco de dados sobre o setor; entre outras ações.
“A nova diretoria criada tem uma importância muito grande no segmento, já que, a partir de agora, haverá uma instituição para definir, registrar e credenciar as empresas que oferecem esses serviços. Além disso, vai difundir este produto como ferramenta essencial para a educação do motorista”, afirma Baptista.
A telemetria é uma tecnologia que permite a medição e trasmissão remota de dados (via rádio frequência ou telefonia celular). Pode ser aplicada a qualquer tipo de veículo, desde motos até locomotivas, passando por automóveis, utilitários, caminhões, tratores e máquinas. Usada nestas atividades, a telemetria completa a gestão de risco, uma vez que age diretamente na condução do veículo e, com isso, previne acidentes e proporciona ganhos de produtividade, principalmente em economia e logística.
J.N.
Revista Apólice




