Ultima atualização 27 de fevereiro

powered By

Prêmios de seguros crescem 18% na Argentina

Segundo dados divulgados pelo órgão regulador do setor, número marca o segundo crescimento mais rápido na última década, atrás apenas de 2011

Os prêmios de seguros na Argentina atingiram um novo recorde no final de 2012, expandindo 18% em termos reais em relação ao ano anterior, para 74,2 bilhões de pesos (ou US$ 14,7 bilhões), conforme informou o SSN (Superintendencia de Seguros de la Nación), órgão regulador do mercado segurador argentino.

O número marca o segundo crescimento mais rápido na última década, atrás apenas de 2011, quando os prêmios aumentaram 19%. O índice mostra também uma recuperação da indústria seguradora argentina, que se recuperou depois de uma forte queda de 39% em 2002, quando a economia do país entrou em colapso.

O crescimento do ano passado foi liderado pelo seguro de ART (riscos de trabalho) e pelo seguro de vida, que aumentaram os prêmios em 24% (19,2 bilhões de pesos) e 18% (13,5 bilhões de pesos), respectivamente.

O seguro automóvel – a maior carteira do sistema – viu as vendas expandirem 17% em comparação a 2011, alcançando 26,3 bilhões de prêmios. Os prêmios de “aposentadoria” e Propery & Casualty aumentaram 15%, para 1,49 bilhões de pesos, e 10%, para 13,8 bilhões de pesos, respectivamente, de acordo com o SSN.

Os números oficiais de 2012 foram ajustados para a inflação, que, de acordo com a agência nacional de estatísticas INDEC, pairou em torno de 10% ao longo dos últimos anos. No entanto, esses números foram contestados por muitos especialistas do mercado, incluindo o FMI (Fundo Monetário Internacional), que no início deste mês publicou uma “declaração de censura” pela falta de progresso da Argentina em melhorar a qualidade do seu índice oficial de inflação e de números de crescimento do PIB.

Uma vez que medições independentes têm consistentemente indicado números da inflação muito mais elevados – que recentemente ultrapassou os 26% – o quadro apresentado pela SSN pode ser considerado otimista.

Com informações do site BN Americas

Jamille Niero /Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.