A Checkauto identificou que 4.364 veículos se encaixaram na restrição “Sem Emplacamento”, no total de consultas realizadas em julho. A categoria indica os automóveis cuja numeração da placa não condiz com seu registro oficial.
“Esses mais de quatro mil veículos possivelmente possuem o que chamamos de ‘placa fria’, que os caracteriza como carros dublê, clonados, que seriam repassados de forma irregular para o consumidor”, explica Luís Carlos Neca, gerente da Checkauto.
O levantamento de julho também aponta um alto índice de veículos com sinal de alerta ao “Decodificador de Chassi”, item que revela se o principal número de identificação do veículo sofreu adulteração. Nesta categoria foram registradas 5.194 ocorrências. “Mais uma vez, os dados do período demonstram irregularidade com a identidade do bem. Do mesmo modo, a adulteração de chassi é um sintoma de falsificação, de carros clonados. Este tipo de crime vem ocorrendo com cada vez mais frequência, principalmente devido à facilidade que a venda online proporciona a golpes como este”, avalia o especialista.
Somando todas as consultas do mês de julho, a Checkauto evitou R$ 2,4 bilhões em prejuízos, ao alertar os consumidores sobre irregularidades com os veículos que pretendiam adquirir. “Insistimos com nossos clientes a respeito da importância de ter em mãos dados com as principais informações, histórico e identidade dos veículos. Eles revelam aspectos que possibilitam uma negociação segura, justa e transparente, tanto para quem compra quanto para quem vende”, ressalta Neca.
A Checkauto é um sistema que utiliza diversos bancos de dados públicos e privados e fornece mais de 30 tipos de informações.
Realizando a consulta Checkauto, o consumidor tem acesso a dados como restrições administrativas, tributárias e judiciais; ocorrências de roubo e furto; existência de multas; históricos de quilometragem, acidentes, sinistro e recall; número de vezes que o veículo foi consultado; decodificador de chassi; duplicidade de motor; registro do veículo; licenciamento e emplacamento; precificação; garantia de procedência; inspeção veicular, entre outros.
A empresa já realizou mais de oito milhões de consultas, possui mais de 80 milhões de registros e mais de 70 mil usuários cadastrados.
G.F.
Revista Apólice