A Seguros Unimed anuncia o lançamento do programa Sinapse, iniciativa de inovação aberta desenvolvida por meio do Stormia, seu hub de inovação, em parceria com a Innoscience Consultoria. O programa tem como objetivo conectar startups maduras e outros atores do ecossistema a desafios estratégicos da companhia, acelerando a transformação digital e a busca por soluções aplicáveis ao negócio.
Por meio do Sinapse, a Seguros Unimed irá lançar desafios voltados a áreas como financeiro, marketing, comercial, gestão do cliente e processos internos. A proposta é aprimorar a experiência de colaboradores e clientes, além de apoiar demandas relacionadas ao planejamento estratégico da companhia. As startups selecionadas participarão de pilotos remunerados, com possibilidade de implementação em escala.
Diferentemente de programas focados em ideias em estágio inicial, o Sinapse busca startups com soluções já validadas e prontas para gerar negócios. A iniciativa se apoia na experiência prévia da Seguros Unimed em inovação interna, com destaque para o programa “Ideias de Valor”, que incentiva colaboradores a propor e desenvolver soluções alinhadas à estratégia corporativa.
“O Ideias de Valor possibilita aos colaboradores da Seguros Unimed a oportunidade de apresentar e desenvolver ideias que podem ser aceleradas ao final do projeto, gerando valor e melhorando processos e entregas conectadas com a estratégia da Companhia, como experiência do cliente”, afirma Alex Rocha, superintendente de Gestão do Cliente.
Essa base de projetos internos fortalece a atuação da companhia em inovação aberta e cria condições para ampliar conexões com startups, centros de pesquisa e outros hubs de inovação. Nesse contexto, o Sinapse surge como um movimento estruturado para acelerar resultados e ampliar o impacto das soluções desenvolvidas em parceria com o ecossistema externo.
O programa será dividido em cinco etapas, desde a inscrição até a recomendação dos projetos no Demoday. A estrutura prevê benefícios como testes de soluções em ambiente real com remuneração, possibilidade de contratação e escala, acesso a ativos, dados e conhecimento do setor, além de networking com executivos e visibilidade no ecossistema.
“O Sinapse nasce justamente da combinação entre nossa sólida experiência com soluções in house e a necessidade de estarmos cada vez mais conectados ao ecossistema de inovação, envolvendo startups, universidades, centros de pesquisa, órgãos de fomento e hubs, que ajudam a transformar bons desafios em soluções de impacto. É nessa conexão que multiplicamos possibilidades e geramos valor para todo o ecossistema de saúde”, afirma Fábio Nogi, superintendente de Inovação e Odontologia da Seguros Unimed.
A Seguros Unimed já se conectou a dezenas de startups em diferentes projetos, com pilotos que resultaram em contratos e ganhos de eficiência, incluindo redução de tempo de processamento e adoção de soluções de inteligência artificial em áreas estratégicas.
“Temos amadurecido a inovação aberta nas grandes organizações e consolidado a ideia de que ela não se limita à tecnologia, mas também à formação de talentos capazes de transformar tecnologia em impacto para os negócios. Corporações, startups, universidades e hubs formam um ecossistema onde a troca de conhecimento acelera a maturidade das equipes e fortalece a competitividade das organizações”, afirma Dagoberto Trento, sócio da Innoscience.
As inscrições para startups interessadas estarão abertas a partir de 12 de janeiro de 2026. Mais informações estão disponíveis no site oficial do programa Sinapse Seguros Unimed e no LinkedIn do Stormia.




