O Sindseg-SP e o Sincor-SP firmaram parceria com CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) para alertar estudantes universitários de todo o Brasil sobre a importância do seguro por meio do programa educativo Cultura do Seguro Universitários – Pense Seguro, que completa 20 anos de atividades.
O programa visa oferecer palestras a alunos de universidades sobre os benefícios do seguro, para que ele possa ser inserido em um planejamento que garanta a devida proteção contra os diversos riscos aos quais estamos expostos diariamente.
A proteção da vida, de bens materiais e o resguardo de possíveis eventos que podem causar grandes perdas, como catástrofes naturais, são temas que em geral não permeiam o universo dos jovens que estão cursando as universidades. É por isso que as três organizações formaram a parceria e tomaram a iniciativa de alertar este público.
Além de obter dados sobre a importância do seguro, os estudantes também se informam sobre as oportunidades de carreira no setor de seguros. É uma maneira de despertar nos futuros profissionais a importância do seguro como forma de fazer “poupança”, promover a estabilidade da produção e dos investimentos, a manutenção do patrimônio e o desenvolvimento econômico.
Em suas origens, o programa dirigia-se, exclusivamente, aos alunos do ensino médio, com um único módulo: “Educar para Proteger”. Com sua expansão para o ensino universitário, um novo módulo foi agregado: “Pense Seguro”. Ambos os módulos têm um lastro puramente educativo, com linguagem adequada ao público alvo e sem qualquer conotação comercial. “Em momento algum se faz qualquer referência a produtos ou empresas”, afirma Alexander Diniz, coordenador do programa.
Desenvolvidos por pedagogos, os módulos estão fundamentados nos princípios da cidadania, do consumo consciente e da cultura da prevenção e proteção. “É importante que desde cedo os jovens saibam que o seguro é, antes de tudo, um elemento de responsabilidade social. A proteção não se limita apenas à vida da pessoa ou e de seu patrimônio, mas abrange também a de outras pessoas que podem ser atingidas por um eventual sinistro. O seguro é um bem de consumo necessário, pois na eventualidade de um sinistro, é ele que vai garantir que o padrão de vida do segurado não caia e que sua a saúde física e financeira se restabeleçam com rapidez”, explica Diniz.
Os módulos são ministrados na forma de palestras por corretores de seguros filiados ao Sincor-SP e treinados para esse fim. As palestras incluem a exibição de filmes e atividades lúdicas. A duração média da palestra é de uma hora.
Desde o seu lançamento, em 1992, o Programa Cultura do Seguro chegou a mais de 90 mil alunos do ensino fundamental. “Com a ampliação para as universidades, a expectativa é de ultrapassar a marca dos 100 mil, em poucos meses”, afirma Diniz. Para oferecer aos seus alunos uma palestra do Cultura do Seguro, gratuitamente, basta à instituição de ensino cadastrar-se no site do programa (www.culturadoseguro.org.br).
As instituições de ensino podem buscar mais informações sobre o programa Cultura do Seguro Universitários – Pense Seguro, pelo e-mail inst.ensino@ciee.org.br ou telefone (11) 3040-4533.
J.N.
Revista Apólice