O setor de transporte foi responsável por um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa, com destaque para o dióxido de carbono (CO2), que mais cresceu nos últimos 20 anos. Por outro lado, aqui no Brasil, em 2024, o setor de transporte de cargas registrou R$185 bilhões em movimentação de cargas asseguradas com compensação de C02, segundo dados transacionados pela NDD, multinacional brasileira de tecnologia, com presença em 42 países. Isso é resultado de um movimento que já acontece, através da união entre corretoras de seguros, seguradoras e empresas de tecnologia, logística e transporte.
Um exemplo disso, é a V.Tech Group, formada por 5 grandes corretoras especializadas em seguros de transporte de cargas, que já viabilizou a compensação do CO2 para mais de 50 clientes, entre embarcadores, transportadoras, operadores logísticos, entre outros.
Em Campinas (SP), a Luxafit Transporte, com quase 30 anos de atuação e especializada nas áreas de importação e exportação, nos modais aéreo, marítimo e rodoviário, compensará 941.455 toneladas de carbono, com o plantio de 200 árvores de pinus. Serão compensados 1 milhão de Km rodados, cuja iniciativa incentivada pela V.Tech Group, informa Cardinale.
Cardinale explica que o plantio é feito em uma das 13 fazendas da NDD localizadas em Lages. “Inclusive o manejo florestal é realizado durante todo o ciclo de vida da árvore (30anos) e através do QR Code você consegue identificar a localização (latitude/longetitude) exata de onde a árvore está plantada. Ele explica que além das operações de transporte, a Luxafit também compensa as emissões das posições de trabalho e páginas de impressão.
Segundo o diretor comercial Giovanni Cardinale, essa iniciativa começou com a adoção de uma tecnologia para averbação do seguro de transporte de cargas, conhecida como NDD Averba, criada por uma multinacional brasileira, que surgiu em Lages (SC), há 30 anos. “Após a realização da averbação do seguro do transporte cargas, procedimento obrigatório no País, automaticamente os nossos clientes recebem informações sobre a pegada de carbono do seu transporte e têm a possibilidade imediata para compensar as suas emissões, com o plantio de árvores em fazendas localizadas em Lages (SC)”, destaca o executivo.
O executivo lembra que a V. Tech Group foi a primeira corretora de seguros do País a aderir a compensação ambiental das suas operações, cuja iniciativa disseminada para os seus parceiros de negócios. Hoje, a empresa é responsável por R$ 2 bilhões segurados por dia, 5 mil apólices emitidas e 2 mil clientes atendidos nos últimos anos.