Ultima atualização 18 de setembro

powered By

Presidente do CVG-RJ identifica progressos na ampliação do acesso ao seguro

Para Edson Calheiros, iniciativa recente do mercado com criação do Favela Seguros, é “um avanço expressivo”
Edson Calheiros, presidente do CVG-RJ
Edson Calheiros, presidente do CVG-RJ

Edson Calheiros, presidente do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ) e da Associação Nacional das Microsseguradoras (ANM), avalia que a iniciativa que nasceu recentemente da parceria entre a MAG Seguros e a Favela Holding, o Favela Seguros representa um avanço expressivo no setor de seguros inclusivos e pode ser definido como uma revolução para o mercado securitário.

“É mais do que uma questão de negócio. É inclusão social e proteção para quem realmente precisa. Estamos vendo o seguro alcançar pessoas que sempre estiveram à margem desse tipo de proteção e é exatamente o que o mercado dos seguros inclusivos busca”, enfatiza Calheiros.

Acredita que esta parceria desmistificará o seguro nas favelas. “O que é a nossa luta diária dentro do mercado securitário: propagar mais informações a quem mais precisa do seguro na sua vida. Essa união de forças pode fazer com que o seguro se torne algo essencial para essas comunidades”, diz. 

Para ele, em um país com tanta desigualdade como o Brasil, essas iniciativas ajudam a reduzir a vulnerabilidade e proporcionam maior segurança financeira. “O seguro precisa ser parte da ‘cesta básica’ do brasileiro.”

O presidente do CVG-RJ e da ANM compara as realidades dos mercados americano e brasileiros de seguros. Nos Estados Unidos, o seguro faz parte da vida cotidiana desde o nascimento até o óbito. Já no Brasil, as pessoas ainda não têm o hábito de contratar seguros e há um certo tabu a respeito do seguro de vida. “Vejo como a principal barreira no mercado brasileiro a própria questão cultural. Aqui se enxerga o seguro como algo complexo e inacessível ou para pessoas de maior renda, o que acaba por elitizar o acesso ao seguro”, reflete.

Calheiros também considera que ainda faltam educação financeira, políticas públicas e produtos mais simplificados para que o seguro chegue à massa populacional desde que sejam simples e próximos da realidade das pessoas, principalmente das classes mais vulneráveis.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO