Ultima atualização 13 de fevereiro

Tecnologia e IA são aliadas do setor de seguros

Protagonismo tecnológico irá definir o futuro da indústria de seguros, além de reafirmar o compromisso no fornecimento de soluções mais eficazes, acessíveis e alinhadas às expectativas do consumidor

A indústria de seguros no Brasil, embora seja reconhecida como um dos setores mais tradicionais e consolidados da economia, passou nos últimos anos por uma revolução impulsionada por eventos globais significativos. Diante desse cenário de mudança, o setor se vê desafiado a se adaptar às demandas contemporâneas dos segurados, marcadas pela exigência de praticidade, agilidade, privacidade e personalização. A resposta a esse desafio encontra-se na crescente integração de novas tecnologias e soluções digitais, que se tornam indispensáveis para a reconstrução de um novo panorama do mercado de seguros.

A tecnologia emerge como aliada fundamental, capacitando a antecipação e delineação de perfis de seguros com base em informações atuais, seguras e relevantes. A preocupação crescente em otimizar processos, aliada à evolução constante de soluções embasadas em inteligência artificial, machine learning e big data, está proporcionando ao mercado de seguros a descoberta de novas formas para aprimorar suas operações, gerenciar riscos de maneira mais eficaz e oferecer serviços personalizados e convenientes aos clientes.

Nesse contexto dinâmico, soluções inovadoras, como automação de processos, chatbots, assistentes virtuais e estratégias de personalização de ofertas, estão se tornando cada vez mais prevalentes, moldando o novo paradigma do setor de seguros. Contudo, essas transformações não ocorrem sem desafios. A cadeia de valor do mercado de seguros encontra-se diante da necessidade de apresentar novas soluções que não apenas se ajustem às mudanças, mas que também agreguem valor de forma substancial.

A avaliação de riscos é a espinha dorsal de qualquer seguradora, e esse processo está intrinsecamente ligado à capacidade de compreender o perfil dos segurados. Estamos falando de todos os ramos de seguros: vida, automóvel, transporte, incêndio, roubo, entre outros, a precisão na análise de informações é fundamental. Hoje, as informações coletadas podem ser analisadas com precisão por sistemas com capacidade de inteligência artificial e algoritmos específicos, desenvolvidos para criar cenários e determinar o perfil de comportamento e o produto adequado para o segurado. Esses algoritmos desempenham um papel vital na avaliação de riscos de clientes e no desenvolvimento de propostas alinhadas às suas necessidades. A aplicação contínua desses algoritmos traz outro aliado importante nesse processo que é o aprendizado de máquina (em inglês, machine learning), que otimiza e evolui esses algoritmos com a capacidade de aprender com os dados já analisados, identificando padrões e tomando decisões com o mínimo de intervenção humana.

A integração da inteligência artificial e o aprendizado de máquina têm sido catalisadores para a automação de processos e tarefas burocráticas na indústria de seguros.. Desde os processos de subscrição e emissão de apólices até a gestão de sinistros e pagamentos, a automação proporciona agilidade. Outro processo que potencializa o setor é a aplicação do Big Data na coleta, mineração e análise de grandes volumes de dados. A seleção dos dados mais relevantes, interpretados conforme variáveis críticas para a tomada de decisões, culmina na geração de relatórios precisos. Esse avanço proporciona às seguradoras e corretoras uma precisão sem precedentes, modernizando e aprimorando uma série de processos e impulsionando a eficiência operacional.

Além dos processos e ferramentas já utilizadas, o setor de seguros vem delineando uma tendência promissora que é o conceito do Open Insurance, um modelo que irá revolucionar o setor ao possibilitar o compartilhamento de dados entre diferentes empresas. O Open Insurance busca oferecer mais personalização, inovação e democratização dos serviços, esse sistema aberto de seguros permite aos consumidores autorizar o compartilhamento de suas informações entre organizações credenciadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), visando proporcionar maior rapidez, variedade de opções e serviços cada vez mais personalizados.

À medida que avançamos nesse cenário, a busca pela segurança e privacidade dos dados permanece uma prioridade, garantindo que a evolução tecnológica beneficie não apenas as empresas, mas também os consumidores. Essa abordagem inovadora visa criar um ambiente competitivo, impulsionando a indústria de seguros para um futuro mais orientado para o cliente.

Diante desse cenário, o Congresso Nacional está em discussão para aprovar o Projeto de Lei 2338/23, que estabelece diretrizes gerais para o desenvolvimento e implementação da Inteligência Artificial em território nacional. O objetivo principal é assegurar a “proteção dos direitos fundamentais” e garantir a criação de “sistemas seguros e confiáveis”. O projeto tem como fundamento a “centralidade da pessoa humana”, o que significa que qualquer criação feita a partir da inteligência artificial deve ser avaliada previamente quanto à sua conformidade com os interesses da população e os benefícios que proporcionará.

Em meio a esse panorama, estar atento às tendências e posicionar-se à frente do processo de inovação torna-se crucial para as empresas que buscam não apenas sobreviver, mas prosperar na indústria de seguros nos próximos anos.

Em suma, a tecnologia e a inteligência artificial emergem como catalisadores dessa transformação, visando simplificar a vida das pessoas, além de aprimorar e otimizar os processos operacionais. Essa evolução permitirá que as empresas reduzam custos e efetuem uma precificação de seguros mais refinada, ajustada à realidade individual de cada segurado. Esse protagonismo tecnológico irá definir o futuro da indústria de seguros, além de reafirmar o compromisso no fornecimento de soluções mais eficazes, acessíveis e alinhadas às expectativas de uma sociedade em constante evolução.

* Por Romildo Santos, CTO e co-fundador da TechTrail

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock