Ultima atualização 15 de fevereiro

Lucro líquido da Mapfre no Brasil cresce 62% em 2023

Companhia registrou lucro de 233 milhões de euros no país ano passado. No mesmo período, a emissão de prêmios superou a marca de 5 bilhões de euros, alta de quase 6%
mapfre
Felipe Nascimento

A Mapfre encerrou 2023 com um lucro líquido de 233 milhões de euros no Brasil, um salto de 62% em relação ao ano anterior. A companhia também registrou um crescimento de 5,9% nos prêmios emitidos em 2023 no país, totalizando 5,1 bilhões de euros, em comparação com 4,9 bilhões de euros em 2022. No ano passado, o Brasil respondeu por mais de um terço do lucro líquido da seguradora no mundo e por quase 19% dos prêmios emitidos.

O forte desempenho da regional brasileira foi impulsionado por resultados positivos em todos os segmentos de atuação da companhia, com destaque para o crescimento de 7,4% no Seguro Rural e de 5,6% no Seguro de Vida. A carteira de Seguro Auto, que passou por um período de adaptação de tarifas, registrou um aumento de 0,9% em relação ao ano anterior. Este crescimento é atribuído à implementação bem-sucedida de estratégias de precificação mais competitivas.

O segmento de Não Vida foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento da Mapfre no Brasil em 2023. Esse resultado se deve à queda de mais de oito pontos percentuais no Índice Combinado, que atingiu 78,6% no ano, impulsionado principalmente pelo setor de automóveis.

Os demais segmentos também apresentaram resultados positivos. O Índice Combinado de Seguros Gerais atingiu 69,8%, apoiado pelo sólido desempenho do negócio agrário, que sofreu com menos eventos climáticos extremos. Já o segmento de Risco de Vida registrou uma melhora do Índice Combinado para 79%. Com uma performance positiva em todos os ramos, o ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) da companhia no Brasil evoluiu em mais de seis pontos, chegando a 24,3% no ano passado, o maior entre todas as unidades regionais da companhia no mundo.

“Os resultados positivos alcançados pela empresa em 2023 demonstram um desempenho financeiro robusto e um avanço consistente da nossa operação no Brasil. Este crescimento é resultado de uma gestão eficaz dos riscos, centrada na satisfação do cliente e no fortalecimento das parcerias com os nossos diversos canais de distribuição. Com uma estratégia claramente definida, a seguradora está bem-posicionada para explorar novas oportunidades de crescimento no mercado brasileiro, especialmente nos segmentos de seguros automotivo, de vida e agrícola, que consideramos áreas-chave para a expansão em 2024”, afirma o CEO regional da Mapfre no Brasil, Felipe Nascimento.

Nascimento enfatiza ainda a solidez do modelo de negócios da companhia, com estratégias de subscrição alinhadas às demandas do mercado e uma oferta multicanal. “Os resultados refletem a sustentabilidade do nosso modelo de negócios e a eficácia das estratégias de tarifação e de subscrição adotadas. Estamos constantemente adaptando nossas ofertas para atender à realidade do mercado brasileiro, garantindo que nossos produtos e serviços sejam relevantes para nossos clientes. Além disso, a oferta multicanal e a bem-sucedida parceria com o Banco do Brasil nos permite alcançar os clientes onde eles estão, proporcionando a flexibilidade e a conveniência que eles esperam de uma empresa”, explica o executivo.

Considerando todos os países em que opera, a receita global da Mapfre em 2023 foi de 32,2 bilhões de euros, 9,2% a mais do que em 2022, graças ao aumento de 9,7% nos prêmios emitidos, que alcançaram 26,9 bilhões de euros, e a maiores receitas financeiras. O lucro líquido da companhia ficou em 691,8 milhões de euros, o que representa uma alta de 7,7% na comparação com o ano anterior.

Com alta de 15,8%, a região Ibéria (Portugal e Espanha) foi a que mais cresceu em arrecadação de prêmios, seguida pelos países da América Latina (13,3%), Brasil (5,9%) e América do Norte (3,6%). Somados, os demais países da Europa, Ásia e África apresentaram um recuo de -2% em prêmios.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO