Ultima atualização 23 de fevereiro

Índice Geral de Seguro Auto segue estável em janeiro

De acordo com o estudo da TEx, o Índice Geral de Seguro Auto segue estável, com 5,6% de alta, seguindo o mesmo patamar do mês anterior

A TEx divulgou os números de Janeiro de 2024 do IPSA (Índice de Preços do Seguro Automóvel). De acordo com o estudo, o Índice Geral de Seguro Auto segue estável, com 5,6%, seguindo o mesmo patamar do mês anterior (dezembro de 2023). Já no acumulado dos últimos 12 meses, houve queda de 15,2%.

Segundo Emir Zanatto, CEO da insurtech, o cenário entre abril e outubro do ano passado foi marcado por fortes variações mensais do Índice e a tendência era de maior convergência entre as decisões das seguradoras. “Consequentemente, houve estabilização ou variações mensais mais suaves. Nos últimos três meses a taxa se manteve constante em novembro de 2023 e janeiro de 2024 e variou apenas 1,8% em dezembro do ano passado”.

Já em relação à queda de 15,2% no acumulado dos últimos 12 meses, o executivo revela que a taxa de janeiro de 2024 se igualou a de janeiro de 2021 (5,6%) e está muito próxima a de janeiro de 2022 (5,7%). “Aqui fica ainda mais evidente a atipicidade de janeiro de 2023 (6,6%), que se apresenta consideravelmente acima do mesmo período dos outros anos. Diferente do ano passado, 2024 começou mais próximo da normalidade em relação ao preço do seguro de automóvel”.

O IPSA traz a curva da participação obrigatória do segurado em eventos de colisão parcial (mais conhecida como franquia) dos últimos 13 meses. Essa taxa refere-se a um percentual do valor do veículo, sendo uma forma da seguradora controlar seus custos e ao mesmo tempo fazer com que o segurado cuide do seu próprio bem. “Atualmente, a maioria dos seguros contratados faz uso da franquia reduzida, uma alternativa em que o prêmio aumenta e a participação do segurado diminui, por isso ela é nosso foco aqui”.

O levantamento mostra que a taxa de franquia em janeiro de 2023 era de 4,8% e hoje se encontra em 5,1%, o que significa um aumento aproximado de 6,3% em 13 meses. Desde março de 2023, a taxa de franquia se firmou na casa dos 5,0%, alternando entre 5,0% e 5,1%. “A curva da franquia não apresenta as mesmas oscilações do IPSA e suas variações são geralmente sutis e na mesma direção”, detalha Zanatto.

O IPSA de janeiro apresentou alta para ambos os gêneros, chegando a 5,9% para homens e 5,3% para mulheres. Em média, os homens pagaram 11,3% a mais que as mulheres.

O estado civil também influencia no valor do seguro automóvel. De acordo com o IPSA de janeiro, houve aumento significativo no estado civil viúvo em ambos os sexos, na qual mulheres viúvas tiveram aumento de 6,4% e homens viúvos de 7,7%. A maior variação fica entre mulheres solteiras que pagam 12,7% a menos do que homens solteiros.

A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. “Em janeiro, pudemos observar que a região metropolitana de Salvador pagou 5,9% do valor do carro em seguro, aproximadamente 40,5% mais caro em relação à região metropolitana de Curitiba, que pagou 4,2%”, destaca o executivo.

Especificamente nas capitais analisadas, a Zona Leste de São Paulo apresentou o índice de seguro auto mais caro com 7,8%, sendo 56% mais caro que o índice da Zona Oeste da capital paulista. Já no Rio de Janeiro, a Zona Norte pagou cerca de 15,4% a mais que a Zona Oeste carioca.

Na capital mineira, o índice de seguro auto na Zona Leste pagou 49% a mais que na Zona Sul. Enquanto em Recife a diferença entre os extremos foi de 44% nos índices.

Em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, o Chevrolet Onix se manteve na liderança com 6,3% do volume total, seguido novamente pelo Hyundai HB20 com 4,8%, Jeep Renegade com 3,2%, Renault Kwid com 2,8%, e Nissan Kicks com 2,7%.

O IPSA também traz uma análise de veículos híbridos, elétricos e à combustão com até dois anos de idade. De acordo com o estudo, apenas o índice dos veículos à gasolina se manteve estável, com 4,0%. Já os demais apresentaram reduções, sendo elétrico com queda de 0,2 pontos percentuais e o híbrido e o diesel com redução de 0,1 pontos percentuais.

Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em quatorze indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por estado civil, IPSA por população, IPSA por região, IPSA por idade do veículo, IPSA por tipo de Seguro, IPSA por valor da tabela Fipe, Ranking de mais Cotados por Combustíveis, Ranking de Carros Elétricos Mais Cotados, Ranking de Carros Híbridos mais Cotados, Comparativo do IPSA por Combustível, Ranking de carros mais cotados pelo TELEPORT, e agora com o Indicador de Valor de Franquia.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock