Ultima atualização 23 de fevereiro

Em parceria com a idwall, SulAmérica atua na prevenção de fraudes

Seguradora prevê redução de custos de mais de 10% com a prevenção de irregularidades no reembolso dos planos de saúde

As fraudes em reembolsos de operadoras de saúde podem ter gerado um prejuízo de R$ 7,4 bi entre 2019 e 2022, de acordo com estimativa da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde). As ações mal intencionadas impactam o reajuste do plano e prejudicam a sustentabilidade do sistema de saúde suplementar como um todo. Para combater o problema e fortalecer a segurança dos beneficiários, a SulAmérica firmou parceria com a idwall, empresa de tecnologia especializada em gestão de identidade digital. Com a tecnologia e outras ações, a operadora prevê redução de custos com fraudes de mais de 10% na sua operação.

Por meio de soluções como a verificação documental minuciosa e a biometria facial com mecanismo de prova de vida durante a solicitação de reembolsos ou alterações cadastrais, a nova camada de proteção oferecida pela idwall previne fraudes e utilização de contas laranja. A integração da plataforma será realizada em ondas até fazer parte do cotidiano dos mais de 1,8 milhão de beneficiários da empresa, que seguirão com uma uma experiência ágil e conveniente. Atualmente, a operadora recebe, em média, mais de 5 mil solicitações de reembolso mensalmente.

“Além da camada de proteção oferecida pela Idwall, a SulAmérica também conta com um robô, criado internamente para identificar casos de fraudes. Quero destacar que é de fundamental importância a análise criteriosa das informações e dos dados realizados por uma equipe qualificada. Estamos constantemente aprimorando os mecanismos de busca para combater essas práticas que prejudicam de forma exponencial o setor”, ressalta Raquel Reis, CEO da SulAmérica Saúde e Odonto.

Para Rafael d’Ávila, CRO da idwall, a verificação de identidade, que passa pela análise de informações dos usuários em fontes de dados públicas e privadas, assegura a confiabilidade dos processos. “A digitalização do mercado impulsiona fraudes cada vez mais complexas, por isso é necessário sofisticar os mecanismos de defesa. A nossa plataforma all-in-one entrega Inteligência Artificial aplicada estrategicamente tanto para a prevenção de golpes, como para oferecer escalabilidade da operação, eficiência e a confiança de uma gestão de identidade centralizada”, analisa.

A ferramenta permite a criação de perfis centralizados dos usuários, que reúnem todas as informações coletadas desde o onboarding (processo de cadastro e entrada do usuário), e agregadas durante a jornada do cliente. Com os dados em um único ecossistema e a adoção da Inteligência Artificial para prevenção de riscos inerentes à operação, a SulAmérica ganha eficiência operacional, conexão entre diferentes unidades de a nos mais altos níveis de segurança da informação e inova com sua tecnologia própria baseada em IA. Atualmente, a empresa faz parte do Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas (LIFT) do Banco Central, com o objetivo de fomentar a inovação no Sistema Financeiro Nacional.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock