Ultima atualização 21 de julho

Crawford: Tecnologia e experiência para especialização em RC profissional

A regulação de sinistros por equipe multidisciplinar da empresa contribui para gerar clientes mais satisfeitos e identificar fraudes

Com o objetivo de ser a maior especialista em E&O do mercado, a Crawford montou uma equipe multidisciplinar para atender seguradoras, resseguradoras e, eventualmente, corretoras e clientes. O seguro de Responsabilidade Civil Profissional atende reclamações de terceiros voltadas às atividades profissionais, como médicos, dentistas, arquitetos, contadores, advogados, corretores de seguros etc. Trata-se de uma modalidade que protege contra reclamações comuns, como negligência, declarações equivocadas e conselhos in- corretos.

O country manager da Crawford, Leonardo Semenovitch, explica que as cláusulas das apólices de RC Profissional são, em sua maioria, comuns, entretanto, o grande desafio para identificar causas e apurar prejuízos é conhecer a atividade de cada área.

O seguro de RC Profissional ou Erros e Omissões (E&O), como também é conhecido esse tipo de cobertura, traz a necessidade de lidar com diversos tipos de atividades. Cabe ao regulador ter a capacidade de analisar o sinistro de um engenheiro ao executar algum tipo de projeto e, no momento seguinte, avaliar o caso de um veterinário quando um animal de estimação morre. Para liderar essa especialização, Diego Virginio Silva, juntou-se à Crawford como coordenador do RCP. “Diego juntou-se à nossa equipe com o seu grande compromisso com os resultados e com mais de 20 anos de experiência. Ele traz expertise em algumas áreas, como o despacho aduaneiro, pois é comissário de avarias e tem muita afinidade com o transporte, por exemplo”, disse Semenovitch.

As áreas com mais acionamentos no momento, segundo os executivos, são, pela ordem: médicos, dentistas, advogados, corretores de seguros e centros de estética. “Em nossa equipe há profissionais especializados em medicina, odontologia, laboratórios de análises clínicas, em- presas de vistoria veicular, entre outras”, garante Silva.

A MANEIRA CRAWFORD

Os relatórios de regulação de RCP da Crawford sempre trazem três pontos principais: análise das condições do seguro (o que efetivamente foi vendido para o cliente), análise jurídica (independente) e análise técnica da atividade envolvida. “Uma condenação judicial nem sempre é um passe livre para o recebimento de indenização”, enfatiza Silva.

Há exemplos em que não há cobertura de seguros. “O fato de ser responsável judicialmente não garante a cobertura da apólice, como um motorista que atropela alguém estando bêbado”, cita Semenovitch.

Os sinistros variam desde diagnósticos errados (de médicos ou laboratórios de análises clínicas), a procedi- mentos mal sucedidos, passando por perda de prazos e informações equivocadas. “Se eu imprimo uma boa velo- cidade e técnica adequada no sinistro que estou regulando, eu faço com que o problema tenha solução mais rápida na ponta”, explica Silva.

Salvador Guiliano, diretor da área de P&C da Crawford, afirma que a empresa agora tem um foco de trabalho no RC Profissional, com uma equipe capaz de atender às novas demandas que devem surgir com o crescimento da empresa e do mercado.

A linha de property é a que mais deve se desen- volver na Crawford, que atua também na linha de trans- portes (importação e exportação, operador portuário, loss prevention, rodoviário). “Estamos em um bom momento para os prestadores de serviços, por conta da entrada de novas seguradoras, sazonalidade etc. Somos uma multi- nacional com estrutura robusta de segurança da informa- ção e tecnologia. Por isso, somos muito procurados pelo tratamento das informações e pela nossa equipe técnica”, declara Semenovitch, cuja meta de crescimento para 2023 já foi ultrapassada.

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO