Ultima atualização 20 de abril

Play na vida financeira: Quanto antes se pratica, melhor o desempenho

Com o objetivo de ressaltar a importância do planejamento financeiro, Fundación Mapfre compartilha dicas para crianças e jovens

Para quem está em uma fase em que o videogame Free Fire é a sua maior preocupação, pensar na saúde financeira, na proteção da família e na aposentadoria pode parecer um pouco exagerado ou prematuro. No entanto, quanto antes se começa a planejar e a executar as ações necessárias para atingir as metas de vida, maiores são as chances de alcançá-las.

Como manter a disciplina é um desafio, pensarmos a vida em fases, nos permite organizar os objetivos e definir uma sequência de prioridades que vão se somando até a conquista final. Nessa jornada, habilidades como organização, controle e conhecimento são essenciais. Todas podem ser desenvolvidas desde cedo e, quanto mais se pratica, melhor será o desempenho. Uma dica importante, é a constatação de que a maioria dos desafios da vida adulta geralmente envolve um risco financeiro. Ser capaz de se antecipar adotando medidas e soluções que eliminem ou mitiguem seus efeitos, é fundamental para passar tranquilamente por essas fases.

O primeiro grande desafio é achar uma fonte de renda. Isso possibilitará a aquisição de itens, serviços e proteções necessários para a sobrevivência, a satisfação pessoal e a conquista dos objetivos traçados. O ideal é contar com mais de uma fonte, diminuindo o risco e aumentando as possibilidades de consumo e investimento.

Superado esse obstáculo, segue-se um novo desafio: o controle financeiro. Uma regra de ouro nessa etapa, é nunca gastar mais do que se ganha. Existem ferramentas que ajudam nesse processo, mapeando as receitas e as despesas do usuário.

Isso permite separar os gastos essenciais para a sobrevivência daqueles que podem ser considerados supérfluos e que podem ser eliminados, se necessário. Outra contribuição, é identificar se os gastos estão alinhados aos objetivos de curto, médio e longo prazo que foram definidos.

Um desafio que acompanha a maior parte da vida adulta é o risco de perda de renda. Isso pode ocorrer em função de doença, acidente, desemprego ou morte. Sem renda, os gastos necessários para sobrevivência vão consumindo os recursos disponíveis, prejudicando tanto a saúde financeira presente como a realização dos objetivos futuros.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental sempre destinar uma parte das rendas recebidas para uma aplicação financeira segura. Essa reserva servirá como um “kit” de segurança em caso de emergência. Esses recursos são potencializados com a aquisição de seguros, que ajudam a minimizar os danos financeiros, proteger a família e compensar eventuais perdas sofridas.

Em todas as fases da vida existe um desafio comum: a definição dos objetivos a serem atingidos. Geralmente eles estão relacionados com a compra de bens ou a realização de sonhos, como viagens. Mas, costumam ir mudando à medida que o tempo passa, conforme as preferências e as prioridades vão mudando.

Evitar as armadilhas do consumismo, especialmente aquelas relacionadas aos modismos e status, ajudam a poupar recursos valiosos que podem ser direcionados para o que realmente importa. Para isso, é preciso ter clareza sobre o que se quer e onde se deseja chegar.

A escolha entre economizar parte da renda ou usar o crédito para a concretização desses objetivos demanda muita análise, planejamento e controle. Deve-se sempre levar em consideração a capacidade financeira, o horizonte de tempo e os impactos na vida da família.

O desafio “final” envolve a aposentadoria. Apesar de ser extremamente importante, raramente ela é tratada com a devida prioridade. O sucesso nessa fase depende do planejamento e da construção do patrimônio necessário para garantir que as expectativas criadas sejam atingidas.

Por isso, quanto mais cedo começar o planejamento e mais disciplinada forem as ações para sua concretização, maiores as chances de se viver uma boa vida. O esforço pode parecer muito grande e prolongado, mas certamente é compensado com a conquista. Afinal, a qualidade de uma parte significativa da vida depende disso.

Para participar e ser um vencedor, é só dar um play na vida financeira!

* Por Fundación MAPFRE

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO