Ultima atualização 22 de agosto

Aumento nas vendas de bicicletas abre espaço para o seguro bike

Segundo dados da Abraciclo, até o final de 2022 devem ser produzidas 750 mil unidades de bicicletas no Brasil

EXCLUSIVO – Não é novidade que o número de pessoas buscando uma vida mais saudável cresce a cada dia, principalmente depois da pandemia. Prova disso é o aumento das vendas de bicicletas nos últimos dois anos. Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), nesse período os ciclistas procuraram por modelos de entrada. Entretanto, agora as bikes de alto valor agregado estão sendo as mais procuradas. A expectativa é que 750 mil unidades sejam produzidas no Brasil em 2022.

Com mais brasileiros buscando por modelos de bicicletas mais caros, é extremamente importante contar com um seguro bike para caso algum imprevisto aconteça. O produto garante cobertura em casos de roubo e furto qualificado, danos elétricos, responsabilidade civil e acidentes pessoais, também cobrindo casos de extravio da bike em viagens aéreas ou rodoviárias. A apólice cobre também o transporte da bicicleta por terceiros, e algumas seguradoras oferecem a possibilidade de extensão de todas as garantias contratadas para viagens internacionais.

Roberto Uhl

“Seja para fins de lazer, esporte, trabalho ou até competição, a bicicleta está ganhando uma grande popularidade e infelizmente os riscos acabam aumentando para os ciclistas que acabam ficando mais visados por bandidos, além das ruas e ciclovias em más condições. Portanto, o seguro é um item de segurança indispensável, com uma relação custo-benefício muito grande e o nosso propósito é garantir que nossos segurados pedalem com a máxima proteção”, afirma Roberto Uhl, head of Digital Mass & Products da Essor Seguros.

Marcelo Santana

Com o aumento das vendas de bicicletas, as seguradoras que oferecem o seguro para bike também notaram uma maior procura pelo produto. Na Porto, por exemplo, no primeiro semestre de 2022 foi registrado um crescimento de 25% em novas contratações em relação ao mesmo período de 2021. “Acreditamos que esta crescente se deve ao fato de que nos últimos anos a bicicleta deixou de ser um apenas um bem para lazer, tornando-se cada vez mais usada como meio de locomoção para o dia a dia”, diz Marcelo Santana, gerente de Ramos Elementares da seguradora. Segundo o executivo, o os sinistros mais comuns da carteira estão relacionados à cobertura de Danos à Bike, em função de quedas e acidentes envolvendo ciclistas e a bicicleta.

Rodrigo Fujita

A pesquisa feita pela Abraciclo ainda apontou que outro modelo que vem apresentando crescimento é a bicicleta elétrica, que há três anos representava 0,3% do volume produzido no primeiro semestre e, agora, o índice passou a ser de 1,6%. “Aqui na Seguros SURA não diferenciamos condições e nem preço no seguro para bicicletas elétricas, pois entendemos que é um segmento que tem muito a crescer, ainda se compararmos o mercado brasileiro com o europeu, onde o uso desse tipo de bike já está consolidado há muito mais tempo”, afirma Rodrigo Fujita, gerente Mobilidade da companhia.

Carlos Nascimento

Para Carlos Nascimento, coordenador de Property e Engenharia da Akad Seguros, contar com uma base de dados sólida e demonstrar o valor embarcado do produto ao ciclista são fatores fundamentais para que o mercado de seguros possa expandir o produto. “O próprio fabricante e os lojistas, ao venderem a bicicleta, podem alertar sobre a importância do seguro. Além disso, os corretores devem investir no cross selling para aumentarem suas carteiras. Quando você tem contato com o cliente e cria um relacionamento próximo, acaba conhecendo seus hábitos, o que pode ajudar na hora de fazer a oferta do seguro para bike”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO