Como lidar com clientes inadimplentes? Se esta pergunta vem com frequência em sua mente, é sinal que determinadas atitudes precisam ser revistas. Em uma corretora de seguros, clientes inadimplentes demandam atenção do colaborador, prejudicam o setor financeiro, o desenvolvimento da empresa e o relacionamento com as seguradoras. Aprenda como lidar com segurados inadimplentes a partir de pequenas alterações na rotina de trabalho da sua corretora de seguros.
Para resolver o problema de clientes que deixam de pagar o prêmio, inicialmente faça uma análise geral sobre segurados. É importante entender o número atual de clientes ativos e os inadimplentes. Após observar este relatório, você poderá colocar novas estratégias em prática e reduzir os números negativos. Veja algumas ações para colocar em prática:
Envio de lembrete pré-pagamento
Tenha um sistema de gestão que, próximo a data de vencimento da parcela, envia automaticamente por e-mail ou sms, um lembrete ao cliente destacando o prazo a vencer. O conteúdo pode ressaltar qual a penalidade caso ele atrase o pagamento.
A ferramenta também ajudará a evitar que novos casos de inadimplências ocorram na corretora de seguros.
Lembre os atrasados
Outra maneira de entender como lidar com clientes inadimplentes é ligar para o segurado logo no primeiro dia após o vencimento da parcela. Seja cauteloso, educado, pergunte a ele sobre sua vida e descubra qual a motivação do atraso do pagamento. Este contato com o cliente também pode ser feito pessoalmente, se for possível.
Faça uma visita despretensiosa, converse sobre o trabalho e lembre-o de quitar o valor. Em todas as situações ressalte a importância da regularização do pagamento do prêmio para sua segurança. Se o cliente demonstrar desinteresse no seu alerta, insista e fale das razões que o levou a assinar a apólice de seguro.
Histórico dos inadimplentes
Conhecer a sua carteira garante que você identifique os maus pagadores e tenha o seu cadastro sempre em destaque. Os inadimplentes se enquadram no tipo de segurado que sempre exigem mais atenção, por isso, saiba identificar se manter este tipo de cliente vale a pena.
Tenha uma lista atualizada com os dados dos inadimplentes. Peça para a equipe atualizar todos os meses. Próximo à data de renovação do seguro verifique o histórico do cliente, considere as ocorrências negativas e positivas e avalie se uma proposta de renovação é pertinente ou não.
Alguns softwares de gestão têm a funcionalidade de visualizar em uma única tela a história de relacionamento do cliente com a corretora de seguros. Uma opção eficaz para acessar os dados dos segurados com rapidez e segurança. Notou que a partir de algumas mudanças você aprenderá como lidar com clientes inadimplentes sem dor de cabeça? Para obter mais resultados contra este problema tenha um sistema de gestão que te auxilie diariamente.
* Fonte: Quiver