Ultima atualização 04 de dezembro

Tecnologia e ações de prevenção reduzem consultas em pronto-socorro

Dados da Bradesco Saúde revelam que houve redução de 67% em consultas emergenciais entre beneficiários diabéticos em relação ao ano anterior

Um dos legados deixados pela pandemia foi o avanço da telemedicina no cuidado integrado à saúde, principalmente entre pacientes com doenças crônicas. Segundo levantamento da Bradesco Saúde, dados mostram que durante o período de isolamento social (abril a setembro/20), houve uma redução de 67% nas consultas em pronto-socorro e 63% em internações entre beneficiários diabéticos acompanhados pelo programa Juntos Pela Saúde da seguradora, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O programa tem como objetivo dar suporte ao beneficiário no cuidado com a saúde, visando mudanças de hábitos e conscientização de atitudes saudáveis, possibilitando melhor controle do estado de saúde e da qualidade de vida do participante, além de estimular a manutenção frequente de consultas com médico assistente para melhor controle da doença. Nesse período de isolamento, o programa evoluiu para o monitoramento por vídeo, oferecendo mais comodidade ao paciente. “O risco da transmissão da Covid-19 e o medo de contaminação em ambiente hospitalar geraram uma mudança comportamental das pessoas em geral. Com a telemedicina, o monitoramento e o tratamento de crônicos não foram interrompidos, sendo o atendimento remoto seguro e eficaz”, ressalta Thaís Jorge, diretora da companhia.

Em outra frente de atuação, apenas 0,35% dos pacientes monitorados pela rede de clínicas Meu Doutor Novamed, que faz parte do grupo segurador, apresentaram necessidade de consulta médica presencial. Neste programa, o acompanhamento também tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas, através de prevenção de possíveis complicações em consequência de maus hábitos de vida, reduzindo casos de automedicação, internações e idas ao pronto-socorro.

Esse resultado é fruto do trabalho de monitoramento a distância de equipes multidisciplinares, como médicos, enfermeiros e psicólogos, que acompanham e realizam ações para prevenir complicações da doença. Em mais de 61 mil atendimentos por videoconsultas já realizados pela Bradesco Saúde até agora, 88% dos atendimentos foram resolutivos, sem a necessidade de encaminhamento a hospitais e clínicas de pronto-atendimento.

Desde o lançamento do serviço de consulta a distância, já somam mais de 140 mil atendimentos por vídeo e por telefone. Aproximadamente 30% dos beneficiários já realizaram duas ou mais consultas. Isso demonstra uma forte fidelização ao serviço após a primeira experiência. “A tecnologia aliada à coordenação do cuidado, com foco no atendimento primário, tem contribuído para resultados expressivos no controle e prevenção de doenças e na promoção de saúde. Com atendimento por vídeo, ampliamos a assistência aos nossos beneficiários, proporcionando mais conforto, agilidade, qualidade e eficiência”, conclui Thaís.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock