A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar a 38ª Conferência Hemisférica de Seguros da Fides, em 2021. Pela terceira vez na história da entidade, fundada em 1946, o Brasil abrigará o evento, que reunirá 3 mil participantes entre delegações de resseguradoras e seguradoras globais.
O evento da Federação ocorre a cada dois anos e a edição de 2019 foi realizada essa semana (8 a 11), em Santa Cruz, na Bolívia, onde uma delegação liderada pela CNseg representou o Brasil.
A Confederação ficará responsável pela organização do evento, que ocorrerá de 9 a 12 de maio de 2021, no Windsor Expor Center, na Barra da Tijuca. Um vídeo sobre a cidade do Rio, produzido pela entidade, foi exibido aos participantes da conferência na terça-feira (10), anunciando além das belezas do Rio, a abertura imediata das inscrições para o próximo encontro.
Leia mais: Oficina com estudo prático encerra o Ciclo de Palestras da CNseg
O País é líder em arrecadação de prêmios na América Latina e 12º lugar do ranking mundial. No ano passado, a receita do setor representou 6,5% do PIB, incluindo saúde suplementar e os chamados ativos financeiros administrados pelas seguradoras, alcançando R$ 1,3 trilhão.
A primeira Conferência Hemisférica de Seguros, realizada em Nova York em maio de 1946, foi o passo inicial para a constituição da Fides, para quem “não é possível alcançar um desenvolvimento amplo da indústria e do comércio sem o seguro”. A Federação agrega entidades de seguros privados de 19 países das Américas, incluindo os Estados Unidos e Espanha e, entre outras atribuições, cabe-lhe cuidar da imagem institucional do seguro e do resseguro, de estimular seu desenvolvimento, de promover o intercâmbio entre os mercados regionais, realizar pesquisas e programas de educação em seguros.