Ultima atualização 10 de maio

powered By

Embracon automatiza processos com solução tecnológica

Empresa conseguiu automatizar 80% dos seus processos de análises de concessão de crédito

A Embracon conseguiu automatizar 80% dos seus processos de análises de concessão de crédito por meio da solução Crivo, da TransUnion. Aliada ao propósito da administradora de satisfazer seus consumidores, a automatização de decisões permitiu gerar maior fidelização do cliente, proporcionar novos negócios e aumentar a prevenção de riscos.

Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas, físicas ou jurídicas, em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens. A formação desses grupos é feita por uma administradora de consórcios que realiza, mensalmente, a contemplação de um ou mais participantes do grupo, por sorteio ou lance. O contemplado recebe uma carta de crédito com o valor selecionado para a aquisição do bem, que pode ser um automóvel, imóvel, moto ou serviço.

Minimizando riscos e burocracia

Em um segmento marcado por riscos elevados, a empresa de consórcios buscava modificar a maneira de oferecer produtos de consórcio com uma jornada menos árdua e que trouxesse encantamento na etapa de contemplação. Afinal, esse é o momento mais esperado pelo cliente. Tudo isso sem abrir mão da segurança das informações e da assertividade das decisões.

“Nosso maior desafio era criar uma experiência única para os nossos clientes, geralmente não assistidos pelas instituições tradicionais. Com a solução conseguimos inserir nossas políticas de crédito na árvore de decisões. Alcançamos, assim, uma infinidade de fontes de dados, diminuindo os riscos envolvidos no processo. Ao mesmo tempo, democratizamos o acesso aos bens e serviços”, comenta Guaraci Oliveira, diretor de Planejamento da Embracon. “O resultado foi surpreendente. A análise para concessão de crédito, que antes era realizada de forma manual, foi automatizada em 80% e o tempo de finalização foi reduzido para, aproximadamente, 18 segundos”, revela o executivo.

“Vivemos um cenário de transformação digital, com consumidores mais conectados e produzindo informação e dados a cada segundo. Isso traz à tona a importância das empresas contarem com soluções inovadoras de análise de dados para compreender o comportamento de seus clientes e prospects”, afirma Fernando Egas, diretor Comercial da TransUnion. “Quando aliamos esse serviço às estratégias de negócios das instituições de crédito, nossos clientes conseguem realizar ofertas mais adequadas para cada perfil de consumidor, aumentando a assertividade nas prospecções e fidelização. Além disso, impactamos economias ao promover o acesso a bens e serviços a um público que antes não seria enxergado como cliente em potencial”, pontua Egas.

O projeto de reposicionamento tecnológico da Embracon teve início em 2007, com foco na inclusão de novas parcelas da população nas linhas de consórcio. Principalmente pessoas sem histórico de crédito.

Bons negócios em diferentes momentos

Segundo Oliveira, o interessante nesse segmento é que, “se a economia vai bem, o consórcio vai bem. Mas, mesmo quando a economia não está numa boa fase, o setor de consórcios passa a ser uma alternativa de crédito ainda mais procurada. Por isso, é extremamente importante compreendermos nossos possíveis clientes e os serviços que os atendam nas diferentes fases de suas vidas”, explica.

“Analisar perfis para a concessão de crédito pode tomar muito tempo das operações de uma administradora de consórcio ou, mesmo, provocar a interrupção na jornada do cliente, caso haja demora na confirmação da compra. O ideal é que o sistema analise, de maneira automática, o comportamento do consumidor em questão, permitindo a aprovação quando não há sinais de fraude ou de operações de risco. Dessa forma, protege tanto a empresa quanto o consumidor”, finaliza Egas.

G.R
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Comunicação