A expectativa de vida dos adultos britânicos foi reduzida em seis meses, foi a maior redução nas previsões oficiais de longevidade. O Instituto e Faculdade de Atuários, que calcula a expectativa de vida em nome da indústria de pensões do Reino Unido, recusou-se a especular por que a longevidade está se deteriorando para homens e mulheres na Inglaterra e no País de Gales. Alguns analistas, no entanto, culpam a austeridade e cortes nos gastos, outros apontam para o agravamento da obesidade, demência e diabetes.
O Instituto disse que agora espera que os homens com 65 anos morram aos 86,9 anos, abaixo de sua estimativa anterior de 87,4 anos, enquanto as mulheres que chegam aos 65 provavelmente morram aos 89,2 anos, abaixo dos 89,7 anos anteriores.
Os atuários disseram que a evidência de desaceleração da expectativa de vida, que surgiu pela primeira vez em 2010-11, é “uma tendência”.
Propaganda
A análise do ano passado reduziu a expectativa de vida em dois meses. Este ano, levou mais seis meses. Em comparação com 2015, as projeções para a expectativa de vida diminuíram em 13 meses para homens e 14 meses para mulheres.
Longevidade plana ou decrescente têm grandes implicações para a saúde, finanças e política governamental. Prevê-se que a idade previdenciária do Estado aumente para 68 anos em 2037, mas o governo decidiu aumentar para 70 anos e está sob pressão para voltar atrás com a queda da longevidade.
Tom Selby, analista sênior da firma de investimentos AJ Bell, disse: “É um pouco irônico que este último rebaixamento nas projeções de expectativa de vida chegue um dia depois que o primeiro aumento na idade previdenciária do estado entrou em vigor. Se as melhorias na expectativa de vida estagnarem ou até entrarem em declínio, as dúvidas sobre se os futuros aumentos na idade de aposentadoria do estado devem ser implementadas inevitavelmente crescerão mais alto”.
Fonte: The Guardian