Ultima atualização 18 de março

Como declarar plano de previdência à Receita Federal

Desde o último dia 7, é possível fazer a Declaração de Imposto de Renda Ano Base 2018; saiba onde e como lançar o PGBL e o VGBL

Desde o último dia 7, é possível fazer a Declaração de Imposto de Renda Ano Base 2018. A Brasilprev elaborou um guia com as principais dicas para aqueles que possuem um plano de previdência, já que é preciso ficar atento para alguns detalhes e cuidados. Atenção: o prazo se encerra em 30 de abril.

O superintendente de Produtos da empresa, Sandro Bonfim fala da principal dúvida dos participantes: onde e como lançar o PGBL e o VGBL. “Quem possui um VGBL deve informar o montante de contribuições feitas até o final do ano base na ficha de Relação de Bens e Direitos (código 97). Os rendimentos não devem ser incluídos; por isso use sempre o valor informado no Informe de Rendimentos enviado pela empresa de previdência. Já o PGBL traz um diferencial para quem declara no modelo Completo e também contribui para o INSS ou regimes próprios de previdência. Neste caso, pode deduzir as contribuições da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, sendo que no momento do usufruto do benefício ou do resgate o IR incide sobre a totalidade (contribuições mais rendimentos). Este plano deve ser mencionado na ficha de Pagamentos e Doações Efetuadas (código 36)”.

Abaixo, as principais dicas para fazer a declaração:

Abaixo alguns links que também podem ajudar:

Site da Receita Federal – Para saber todos os casos de quem deve fazer declaração, clique aqui.
Perguntas e Respostas IRPF 2019 – Para acessar as respostas das dúvidas mais frequentes, clique aqui.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO