ATUALIZADO EM 07/02/2019, ÀS 17H15
Chuvas – As chuvas que castigaram a cidade do Rio de Janeiro na noite de ontem (6) provocaram cinco mortes e alagaram vários pontos da cidade. Há ainda uma pessoa desaparecida.
A situação foi agravada pelos ventos fortes e pelo grande volume de água. Choveu em quatro horas o volume que costume cair no mês de fevereiro inteiro. A prefeitura do Rio de Janeiro decretou estágio de “crise” e recomendou que as pessoas não saíssem de casa.
As perdas não devem limitar-se aos seguros massificados. Há registros de alagamento em hotéis de luxo e shopping. A ciclovia Tim Maia também foi afetada, com a queda de parte dela no mar.
Algumas seguradoras já se movimentaram para realizar o atendimento emergencial ao seus segurados.
Mapfre
A Mapfre informou que já atua na região por meio de um plano de contingência para socorro imediato aos segurados atingidos pelas chuvas das últimas horas. Este plano consiste, além do reforço de equipes técnicas de rua, no monitoramento em tempo real dos chamados à central telefônica e no cruzamento dos dados das regiões alagadas com possíveis endereços de apólices, tornando o atendimento mais proativo.
A empresa reforça que os segurados prejudicados podem contatar a seguradora, 24 horas, pelo telefone 4004-0101 (capitais e principais cidades metropolitanas) ou 0800-7050101 (demais cidades). A ligação é gratuita.
SulAmérica
A SulAmérica reforçou a Central responsável pelo atendimento de assistência 24H, com acréscimo de atendimento de outras áreas para dar suporte aos clientes. Além disso, a seguradoras já deslocou prestadores de serviços de outras regiões para reforço do contingente de guinchos e socorros mecânicos na cidade. Por fim, ela faz o acompanhamento dos sinistros de alagamento desde a solicitação do guincho até a regulação, para dar mais agilidade e informações rápidas aos clientes.
Bradesco Seguros
A Bradesco Seguros informou em nota que já acionou o seu “Atendimento de Sinistros em Situações Climatológicas Severas – Operação Calamidade”.