Ultima atualização 19 de dezembro

A transformação digital das operações de Inspeção, Vistoria e Sinistro

Paixão por transformar negócios com tecnologia. Esse é o propósito da BRQ, empresa brasileira que há 25 anos apoia a digitalização de empresas do setor financeiro, seguros e telecom
À frente: Rodrigo Copelo, André Antunes e Eduardo Souza.
Atrás: Raphael Carbone, Rafael Cirino, Luis Felipe e Marcello Britto
À frente: Rodrigo Copelo, André Antunes e Eduardo Souza. Atrás: Raphael Carbone, Rafael Cirino, Luis Felipe e Marcello Britto

Em 2016, através de constante investimento em inovação, surgiu o BRQ LABS, uma unidade criada com o propósito de acrescentar novas ideias, soluções e produtos ao ecossistema da BRQ. Um dos resultados obtidos no BRQ LABs foi a criação da insurtech Inspeção 360°. Trata-se de uma plataforma facilmente utilizada para inspeção, vistoria prévia ou sinistros.

O sócio-fundador da BRQ, e responsável pelas BRQ LABs, Antonio Rodrigues, afirma a importância de se investir em inovação: “Esta insurtech foi desenvolvida internamente pela empresa. Hoje temos uma solução totalmente disruptiva, que promete transformar a relação das seguradoras com o risco, com a prestação de serviços e o segurado. Superamos as expectativas, recebemos ótimos feedbacks de nossos clientes e projetamos um forte crescimento do Inspeção 360° em 2019”.

Sempre com a visão multirramo, a solução se tornou uma robusta plataforma modularizada que compreende toda a cadeia de vistoria. “O foco inicial era a gestão da prestação de serviço em campo e a coleta de feedbacks dos proponentes. Hoje, possibilitamos total autonomia para as seguradoras realizarem atividades operacionais, gerenciais, financeiras e de auditoria, além da automatização de processos que proporcionaram grande redução de tempo e ganho de escala para grandes volumes de vistoria”, explica André Luiz Antunes, diretor de Produtos.

Recentemente a solução recebeu duas grandes novidades:

  • Módulo antifraude com Inteligência Artificial e uso de robôs proprietários, que analisam laudos e o comportamento das atividades das vistorias em busca de anomalias que possam indicar algum tipo de fraude.
  • Módulo de autosserviço, no qual o segurado faz a própria vistoria.

“Essa abordagem está naturalmente crescendo muito pela comodidade. Consequentemente, traz significativa redução de tempo e custos operacionais, além do aumento da documentação dos riscos. As informações obtidas são duplamente validadas, primeiro por Inteligência Artificial e depois por equipes especializadas em nosso BPO operacional”. Comenta Eduardo Sousa, gerente de Operações.

Analisando alguns resultados, André Antunes aponta alguns números obtidos em 2018: “Realizamos mais de 110 mil vistorias e avaliamos uma redução de 60% no tempo total da geração de laudos, 70% só na coleta de informação e reduzimos em 80% as visitas frustradas. Estamos apenas no início da transformação”.

A solução pode ser contratada em módulos e em pacotes de inspeção. Quanto maior o número de inspeções menor o custo unitário. Esse modelo permite flexibilidade e aderência aos diferentes cenários e rápido retorno. “As seguradoras se surpreendem com o tamanho da solução, a quantidade de tecnologias de ponta associadas e com o baixo investimento a ser realizado” diz André Antunes

Em constante laboratório, em busca de inovação e mantendo compromisso de ser pioneiro nessa transformação, o time do Inspeção 360° trabalha em novos desafios para 2019: “A utilização de drones para inspeções já é uma realidade. Nosso desafio é a utilização da realidade aumentada para imersão da análise de riscos e aumentar a utilização de IA na análise de dados. Além dos desafios tecnológicos vamos continuar investindo em novos ramos, como o agrícola e na expansão internacional do produto”, planeja André Antunes.

(Matéria originalmente publicada na edição nº 239, de dezembro de 2018)

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice