Ultima atualização 19 de dezembro

A transformação digital das operações de Inspeção, Vistoria e Sinistro

Paixão por transformar negócios com tecnologia. Esse é o propósito da BRQ, empresa brasileira que há 25 anos apoia a digitalização de empresas do setor financeiro, seguros e telecom

Em 2016, através de constante investimento em inovação, surgiu o BRQ LABS, uma unidade criada com o propósito de acrescentar novas ideias, soluções e produtos ao ecossistema da BRQ. Um dos resultados obtidos no BRQ LABs foi a criação da insurtech Inspeção 360°. Trata-se de uma plataforma facilmente utilizada para inspeção, vistoria prévia ou sinistros.

O sócio-fundador da BRQ, e responsável pelas BRQ LABs, Antonio Rodrigues, afirma a importância de se investir em inovação: “Esta insurtech foi desenvolvida internamente pela empresa. Hoje temos uma solução totalmente disruptiva, que promete transformar a relação das seguradoras com o risco, com a prestação de serviços e o segurado. Superamos as expectativas, recebemos ótimos feedbacks de nossos clientes e projetamos um forte crescimento do Inspeção 360° em 2019”.

Sempre com a visão multirramo, a solução se tornou uma robusta plataforma modularizada que compreende toda a cadeia de vistoria. “O foco inicial era a gestão da prestação de serviço em campo e a coleta de feedbacks dos proponentes. Hoje, possibilitamos total autonomia para as seguradoras realizarem atividades operacionais, gerenciais, financeiras e de auditoria, além da automatização de processos que proporcionaram grande redução de tempo e ganho de escala para grandes volumes de vistoria”, explica André Luiz Antunes, diretor de Produtos.

Recentemente a solução recebeu duas grandes novidades:

  • Módulo antifraude com Inteligência Artificial e uso de robôs proprietários, que analisam laudos e o comportamento das atividades das vistorias em busca de anomalias que possam indicar algum tipo de fraude.
  • Módulo de autosserviço, no qual o segurado faz a própria vistoria.

“Essa abordagem está naturalmente crescendo muito pela comodidade. Consequentemente, traz significativa redução de tempo e custos operacionais, além do aumento da documentação dos riscos. As informações obtidas são duplamente validadas, primeiro por Inteligência Artificial e depois por equipes especializadas em nosso BPO operacional”. Comenta Eduardo Sousa, gerente de Operações.

Analisando alguns resultados, André Antunes aponta alguns números obtidos em 2018: “Realizamos mais de 110 mil vistorias e avaliamos uma redução de 60% no tempo total da geração de laudos, 70% só na coleta de informação e reduzimos em 80% as visitas frustradas. Estamos apenas no início da transformação”.

A solução pode ser contratada em módulos e em pacotes de inspeção. Quanto maior o número de inspeções menor o custo unitário. Esse modelo permite flexibilidade e aderência aos diferentes cenários e rápido retorno. “As seguradoras se surpreendem com o tamanho da solução, a quantidade de tecnologias de ponta associadas e com o baixo investimento a ser realizado” diz André Antunes

Em constante laboratório, em busca de inovação e mantendo compromisso de ser pioneiro nessa transformação, o time do Inspeção 360° trabalha em novos desafios para 2019: “A utilização de drones para inspeções já é uma realidade. Nosso desafio é a utilização da realidade aumentada para imersão da análise de riscos e aumentar a utilização de IA na análise de dados. Além dos desafios tecnológicos vamos continuar investindo em novos ramos, como o agrícola e na expansão internacional do produto”, planeja André Antunes.

(Matéria originalmente publicada na edição nº 239, de dezembro de 2018)

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock