A importância do gerenciamento de riscos nas empresas; as melhores práticas da área e as inovações tecnológicas para o segmento foram os temas que nortearam o 5º Workshop de Inspeção de Riscos, realizado pela Mapfre Seguros em sua sede na última semana.
Realizado bianualmente pela companhia, o evento tem o objetivo de compartilhar as melhores práticas desenvolvidas em gerenciamento e engenharia de riscos, e ampliar a qualificação dos profissionais envolvidos no processo de inspeção de riscos.
Neste ano, o encontro foi dividido entre palestras e dinâmicas entres os participantes, onde os profissionais puderam compartilhar suas experiências e apontar pontos que podem ser aperfeiçoados na questão de inspeção, tecnologia e de normas regulatórias aplicáveis à área.
Almir Fernandes, diretor técnico do Segmento Empresas da Mapfre, comenta que um processo eficiente de gerenciamento de risco passa pela admissão e correta classificação dos perigos intrínsecos à atividade da cada empresa. “Por isso, o treinamento e a troca de experiência com os parceiros responsáveis pela inspeção e regulação é muito importante para o processo de prevenção”, destaca.
O Workshop contou com palestra da presidente da Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR), Ida Patricia de Sá, que apresentou os principais desafios para o gerenciamento de riscos e a importância da inspeção neste contexto; e de Helga Tomagnini, gerente executiva de Inteligência de Negócio e Engenharia de Riscos da Mapfre, que abordou questões referentes à importância da prevenção de incêndios e as normas e legislações.
A companhia está reforçando sua área de Engenharia de Riscos que reúne todos os processos de gerenciamento de riscos, gestão das inspeções e trabalha em prol da sustentabilidade dos negócios dos segurados.