Ultima atualização 02 de agosto

A inovação é uma necessidade de instituições do mundo inteiro

Executivo de inovação do Grupo Mapfre mostrou que as seguradoras devem trabalhar muito próximas das insurtechs para absorver rapidamente seus modelos inovadores
Josep Celaya
Josep Celaya

Insurtech Inovação – O seguro existe há mais de três mil anos. Mas, pegando as experiências do século XIV, o setor continua fazendo basicamente a mesma coisa: garantir a reposição de um bem ou uma proteção mediante a observação de dados estatísticos.

O diretor Global de Inovação da Mapfre, Josep Celaya, veio para mostrar que, pela primeira vez, é possível que haja mudanças neste modelo.  “Estamos no Topping Point. Se o seguro funcionou da mesma forma nos últimos seis séculos, agora ele pode passar por transformações, e de forma rápida”.

A mudança será significativa porque há uma combinação de fatores. Em primeira lugar, há uma mistura de novas tecnologias que impactaram diretamente o setor, como os smartphones, a Inteligência Artificial, o Blockchain e o Machine Learning. Em Blockchain, por exemplo, existe na Europa a Iniciativa da Indústria do Seguro Blockchain, da qual a Mapfre faz parte – a empresa já tem um produto de seguro de riscos catastróficos via blockchain e os distribui para empresas que têm esta demanda.

O segundo fator indicativo de mudança é que a tecnologia e o negócio passaram a ser a mesma coisa. “Os profissionais precisam entender das duas realidades unidas. Não podemos esperar que os CEOs não sejam tecnólogos . E vice-versa”, sentenciou Celaya.

A transformação na natureza do negócio é o terceiro ponto indicativo de uma mudança acentuada. Antes, os atuários pegavam os dados estatísticos e tentavam-se predizer o valor do risco a ser segurado. “A tecnologia deve mudar isso, porque as seguradoras podem passar a ser gestoras de risco, atuando na sua prevenção. O modelo é totalmente novo”, advertiu o executivo espanhol.

“A quarta razão que nos leva a mudança transcendental são os ecossistemas e plataformas digitais. Existe um ator principal, mas qualquer um que queira vender um produto para um cliente precisa ir a uma loja digital (Google Play e Apple Store)”, lembrou Celaya. O negócio agora se faz através de um ator principal. Os grandes players como Apple, Amazon, AliBaba criaram seus ambientes digitais e são intermediários de negociações. A realidade é que as companhias seguradoras não estão conseguindo criar ecossistemas como estes, mas precisam se adequar a eles.

Três níveis

“Com tudo isso enfrentamos a transformação em três níveis”, advertiu Celaya: o primeiro da digitalização de processos; o segundo é a evolução do modelo de negócios, com a introdução de tecnologias  (comparador de preço, seguro peer to peer); e o terceiro é que a revolução tecnológica muda não só as pessoas, mas toda a realidade em que elas atuam.

Para enfrentar esta transformação, basicamente, duas coisas são necessárias: visão estratégica e ferramentas de transformação. A visão não significa ter uma bola de cristal. É um exercício de humildade e não saber o que vai acontecer, mas ter uma bússola para entender em que direção se deve seguida. É preciso selecionar bem os projetos e o que se encaixa com a negócio.

No mercado segurador as mudanças vão acontecer no nível do empreendedorismo das startups. Uma coisa importante das insurtechs é que elas têm uma proximidade colaborativa com o setor. “Para este modelo de cooperação temos que pensar em investimentos e no relacionamento com instituições de ensino, pois muitos destes novos empreendedores saem do espaço acadêmico”, disse Celaya, citando o exemplo da Mapfre na Espanha.

O setor vai continuar com a sua importância, mas é preciso questionar se os players continuarão sendo os mesmos daqui a 50 anos.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO