Ter um controle de vendas pode mudar todo o cenário de lucro e faturamento de uma empresa. Se essa área do seu negócio está desorganizada é o momento de parar e pensar em formas de mudar.
Neste artigo, você verá dicas para fazer uma eficiente gestão deste processo e como os resultados podem ser alavancados com essas mudanças.
Confira:
1. Tenha um banco de dados dos clientes
Qualquer gestor precisa saber quem são seus clientes, quem compra todo mês e a quantidade que consome. Por isso, ter uma base de dados dos seus consumidores é imprescindível para um controle de vendas eficiente.
Além disso, esse tipo de administração pode ajudar na hora de fazer orçamentos personalizados, entrar em contato quando um cliente fica sem comprar e quem são seus parceiros fidelizados.
2. Analise resultados para o controle de vendas
Para administrar uma área tão importante da empresa é preciso estar atento aos números. Sempre cheque, ao menos uma vez na semana, os resultados de seus vendedores, por exemplo. Desta forma, o gestor consegue ter uma noção de como está o ritmo da equipe e, caso esteja baixo, pensar em formas de melhorar. Sempre incentive seus colaboradores.
Além disso, é importante saber o custo de aquisição do seu cliente. Esse tipo de análise é necessária para um bom controle de vendas da sua empresa. Se para adquirir um cliente novo o valor tem sido alto é preciso refletir em outras maneiras de venda.
3. Faça uma boa comunicação com sua equipe
Ruído na comunicação pode acarretar diversos problemas na empresa e dentro de um departamento. Por isso, sempre converse com sua equipe e tenha uma frequência de reuniões.
Saber as principais dificuldades, discutir formas de melhorar os resultados e aumentar o faturamento e lucro da empresa é importante para qualquer negócio! Além disso, seus vendedores podem estar mais por dentro de algum processo e isso facilita na hora de planejar.
4. Invista em um software de gestão
Muitas empresas investiram e comprovaram que com o auxílio de um software de gestão o controle de vendas da empresa ficou ainda melhor. Um sistema irá auxiliar em todos os processos dessa área e ainda apontar riscos e oportunidades para o seu negócio, por exemplo.
Uma ferramenta como o ERP irá possibilitar o bloqueio de vendas para clientes inadimplentes, oferecerá relatórios gerenciais e ainda um histórico de venda de seus consumidores, como últimas compras de determinado produto.
Fonte: ADV Tecnologia