O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional apresentou, em 2017, um crescimento de 39,61% nos sinistros, um total de R$ 135.951.537, em comparação com o ano anterior. No mesmo período, os prêmios emitidos aumentaram cerca de 4%. O produto indeniza terceiros em caso de prejuízo gerados por erros cometidos por profissionais da empresa contratante.
De acordo com o superintendente de linhas financeiras da BR Insurance, Fernando Cirelli, o segmento cresceu devido a expansão da popularidade do produto e exigência cada vez maior do seguro por parte de clientes aos seus prestadores de serviços em contratos específicos.
“O aumento na procura pelo seguro E&O se deve as novas atividades, como recentes empresas de tecnologia e o avanço nos serviços de engenharia, medicina e advocacia”, afirma o executivo.
Uma prestadora de serviços, bem como qualquer profissional, está sujeita a cometer algum erro de execução. Até mesmo falhas básicas, cometidas no exercício da atividade por quem tem experiência e qualificação, podem prejudicar a reputação ou gerar perdas para as corporações.
O seguro ressarce em caso de perda, roubo ou extravio de documentos, inclusive custos e honorários advocatícios em processos judicias. Além disso, o segurado ganha uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, pois garante proteção a seus clientes.