O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) recebeu, no dia 1º de agosto, a diretoria da HDI Seguros. Na ocasião, o presidente da seguradora, Murilo Setti Riedel, falou sobre a crise no setor de seguros de automóveis.
“Acostumamos com o crescimento de dois dígitos. No caso do automóvel, o Brasil vendia dois milhões de veículos por ano”, lembrou o executivo, pontuando que nos últimos cinco anos o mercado de seguro auto cresceu 7% ao ano, mas apresentou queda de 2,3% em 2016. Com a desaceleração econômica e o desemprego, a venda de veículos novos reduziu 46% desde 2012.
Segundo ele, há de se considerar ainda o surgimento dos aplicativos de transporte – a exemplo do Uber –, que para muitas pessoas deixou o desejo de comprar um carro em segundo plano.
Com todos esses fatores, o caminho é olhar cada vez mais para as tendências, principalmente àquelas que eram vistas como distantes. “Elas estão cada vez mais perto e farão parte da rotina dos corretores de seguros, que agora deve diversificar a carteira.”
Segundo ele, o corretor de seguros não pode deixar de pensar em diversificação. “O mercado de automóvel representa agora uma pequena fatia e por isso o nosso desafio de diversificação, que pode estar dentro da carteira de automóvel. É claro, vemos outras carteiras andando bem, com oportunidades de negócios, mas o nosso desafio é fazer do automóvel uma plataforma de venda diversificada”.