Ultima atualização 10 de março

Seguro de transporte internacional gera oportunidades ao corretor

Maioria dos exportadores comercializa mercadorias sem seguro. Parte considerável dos importadores também não contrata cobertura

seguro

Apesar de ainda sentir os efeitos da crise, o mercado de seguro de transportes internacional é uma boa opção para o corretor trabalhar neste momento.

Mesmo com as sucessivas quedas nas operações brasileiras de comércio exterior, o segmento tem potencial de crescimento porque a maioria dos exportadores comercializa suas mercadorias sem seguro e parte considerável dos importadores não contratam nenhuma cobertura.

Esse comportamento se deve por um fator cultural. “As empresas não fazem seguro porque acreditam que o valor pago poderia encarecer o custo final do produto, o que não é verdade. O valor do seguro de transportes contratado no Brasil se equivale e pode ser até mais barato do que em outros países”, afirma Mariana Miranda, gerente de subscrição da Argo Seguros.

Outra questão é o volume dos negócios realizados. Enquanto as operações de comércio exterior movimentaram em 2016 mais de US$ 322,7 bilhões entre importações e exportações, o volume de prêmios emitidos foi de apenas R$ 454 milhões. “Considerando todos esses fatores, acreditamos que o valor do seguro arrecadado tem potencial considerável de crescimento. O que precisamos é superar essas questões culturais e promover a importância do seguro para importadores e exportadores”, explica a executiva.

O seguro de transportes para importações ou exportações oferece cobertura ampla contra danos provocados por causas externas e ainda coberturas adicionais, que possuem proteções mais específicas como operações de carga e descarga, frete, despesas, lucros esperados, extensão de cobertura para abertura de volumes e despesa de reembalagem.

Para oferecer o produto, o corretor deve estudar a logística do cliente, visando identificar todos os imprevistos que podem acontecer com uma carga durante todo o trajeto. Por isso, é preciso levar em consideração aspectos importantes como o tipo de mercadoria, embalagem, perecibilidade, armazéns de transito, destino, assim como o tipo de cobertura fornecida pela seguradora.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock