A Sompo Seguros S.A. alcançou em 2016 um total superior a R$ 3,1 bilhões em Prêmios de Seguros, segundo Demonstrações Financeiras publicadas nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro. Esse valor é 17,4% superior aos R$ 2,7 bilhões registrados em 2015 e resulta da estratégia estruturada para a companhia, de crescimento da ordem de 15% ao ano até 2020.
Com isso, a companhia atinge expansão acima do mercado (incluindo Seguro Saúde), cujo avanço é estimado pelo mercado em algo entre 9% e 11% para o ano de 2016. A companhia registrou ainda um lucro líquido da ordem de R$ 49,9 milhões, um Patrimônio Líquido de R$ 1,1 bilhão e Ativos Totais de R$ 3,8 bilhões.
O segmento de Ramos Elementares Corporativos (RE Corporativo, ou grandes riscos patrimoniais) foi o que apresentou melhor desempenho e passou de R$ 116,7 milhões em 2015 para R$ 275,6 milhões em 2016. Isso representa um crescimento de 136,2%, impulsionado sobretudo por negócios fechados na área de Energia.
Já nos seguros de Pessoas, a seguradora alcançou R$ 290,6 milhões no ano passado, que é 66,6% superior aos R$ 174,4 milhões de 2015. Outro segmento com resultado expressivo foi o de Transportes, que passou de R$ 164,4 milhões em Prêmios de Seguros em 2015 para R$ 254,6 milhões em 2016, resultando num crescimento de 55,1% num ano em que o segmento logístico foi fortemente afetado pelos efeitos recessivos da economia. A eles, seguiu-se o ramo de Automóvel, que cresceu 12,7% e passou de R$ 878,2 milhões em 2015 para R$ 989,5 milhões em 2016. Já a área de Ramos Elementares Massificados obteve crescimento de 6,7% e passou de R$ 707,3 milhões em 2015 para R$ 754,5 milhões em 2016. Em Seguros DPVAT, houve uma queda em Prêmios de Seguros, que passaram de R$ 92,7 milhões em 2015 para R$ 88,5 milhões em 2016 (-4,5%).
Na área de Seguro Saúde, foi registrada uma queda de 9,4%, quando passou de R$ 558,7 milhões em contraprestações líquidas /prêmios de seguros em 2015 para R$ 506,2 milhões em 2016. Essa retração era prevista, tendo em vista que, em 2016, o mercado foi afetado pela redução de quadro de funcionários das empresas, o que impacta no valor das faturas de seguros.
Outro fator importante que contribuiu para a redução em relação ao ano de 2015 foram estudos realizados e recursos investidos na reestruturação do conceito adotado nos serviços oferecidos. Com isso, a companhia reestruturou sua oferta e lançou em novembro os planos de seguro Saúde Empresarial – Acesso, Clássico, Estilo e Supremo – em modalidades que contemplam o segmento empresarial, a partir de duas vidas. Os produtos visam atender as empresas que buscam fornecer benefícios de qualidade no atendimento médico hospitalar para seus colaboradores e respectivos dependentes, com qualidade, previsibilidade no equilíbrio financeiro e na gestão de riscos. Por meio do novo serviço, pacientes podem ter o direito de realizar determinados procedimentos de alta complexidade com equipes especializadas de centros médico hospitalar de referência, mesmo se esses serviços não estiverem na rede específica do segurado. Com isso, a companhia estima uma retomada do crescimento nessa área em 2017.
Expansão do portfólio
Não foi só no segmento Saúde que a Sompo apresentou novidades. Ao longo de 2016, foram colocados no mercado uma série de produtos com a finalidade de atender demandas de segmentos específicos da sociedade, em diferentes ramos de seguros. Entre eles, estão: Auto Supremo e Caminhoneiro Seguro (Automóvel), Vida Top Mulher (Pessoas), Seguros Empresariais (Escolas, Clínicas e Consultórios e Riscos Especiais) e Siga Bem Seguro (Transportes).
A estratégia da companhia também contemplou o investimento em capital humano e na infraestrutura tecnológica de ponta, o que propiciou mais eficiência e agilidade nos trâmites de gestão e tomadas de decisão. O ano de 2016 também foi marcado pela conclusão do processo de integração da operação realizada nos dois anos anteriores. Com isso, a marca Yasuda Marítima deixou de existir, para dar lugar, em 1º de julho, à Sompo Seguros, uma marca global, japonesa de origem, mas com um DNA bem brasileiro. A companhia também investiu numa ampla campanha de comunicação para reforçar o conhecimento da marca.
2017
Já para 2017, a companhia continua com a expectativa de alcançar um crescimento de duplo dígito. A expectativa de alcançar mais presença e share de mercado está calcada em levantamentos das demandas e oportunidades em cada região em que a Sompo mantém presença. A companhia segue entre as líderes em segmentos como Seguro Residência, Condomínio, Benfeitorias e equipamentos agropecuários, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, entre outros; e com a estratégia de lançamentos de novos produtos.
Logo no mês de janeiro foi lançado o seguro Auto + Residência. Com ele, o segurado poderá contratar o seguro para o veículo e escolher um plano de coberturas para proteger também a casa, a um preço atrativo. A Sompo Seguros já prepara novidades em termos de produtos que devem ser apresentadas ao mercado ainda no primeiro semestre deste ano.
Francisco Caiuby Vidigal Filho, diretor-presidente da Sompo Seguros afirmou que “o Brasil segue como um dos principais mercados para a expansão do Grupo Sompo no mundo. A companhia acredita no potencial do mercado segurador local e está empenhada em contribuir com as soluções de seguros que possam atender às demandas do consumidor, incrementar a participação do setor no PIB e viabilizar oportunidades de negócios para nossos parceiros corretores de seguros”.
A.C.
Revista Apólice