O IRB Brasil RE começa a estudar novas aplicações para o blockchain, tecnologia criptográfica que está por trás da moeda virtual bitcoin. A experiência piloto ganhará aplicação para o mercado segurador por meio de um cartório eletrônico. Nele, será possível realizar um registro com assinatura digital e criptografada, conhecida como transação blockchain.
Atualmente, somente as empresas do mercado financeiro utilizam esta tecnologia. Porém, há aplicações que vão além de transações financeiras. O certificado digital agiliza as formalidades burocráticas, reduz custos e o tempo das pessoas. Além disso, garante acreditação irrefutável, sigilo e integridade dos documentos eletrônicos. A segurança do sistema está na utilização da criptografia para registrar, validar e autenticar documentos. Dessa maneira, são excluídos do processo intermediários como, banco, correio, emissores e corretores, trazendo muito mais agilidade.
Investimentos
Nos últimos anos, o IRB vem investindo alto em tecnologia. Desde 2009, foram aplicados mais de R$ 90 milhões em melhorias em TI e implementação de sistemas integrados. Um exemplo disso foi a instalação de um programa que permitiu agilizar o tempo de fechamento contábil da área de controladoria. Duração passou de 1 mês para apenas 5 dias. Outro ganho foi no espaço do Datacenter, local que abriga servidores e sistemas de armazenamento de dados, que reduziu a ocupação deste ambiente em 40%.
A área de Recursos Humanos também se beneficiou com os avanços tecnológicos. No ano passado, a área passou a contar com o Success Factors, uma solução da SAP baseada na nuvem. Ela possibilita aos gestores visualizar uma série de relatórios que auxiliam na tomada de decisões estratégicas.
Também no Success está a rede social Jam, que promove interação, diálogo e troca entre os colaboradores. Atualmente, o acesso dos colaboradores à rede é universal. Com uma simples conexão de internet, o colaborador tem a mesma experiência do seu local de trabalho, a partir de qualquer lugar do mundo.
Recentemente, o IRB realizou o ”I Encontro de TI no Mercado de Seguro e Resseguro Brasileiro – Inovação e B2B”, no Rio de Janeiro. Cerca de 30 clientes e fornecedores participaram do evento e conheceram toda a estrutura tecnológica do IRB e os avanços obtidos ao longo dos anos. Foram apresentadas as principais tendências tecnológicas para seguro e resseguro e de que maneira a tecnologia pode alterar radicalmente o negócio de seguros.
A.C.
Revista Apólice