Ultima atualização 03 de outubro

Mercado de seguros cresce mais de 8%

Impulso das taxas de crescimento do mercado de seguros se deu, principalmente, pela preocupação do cidadão em proteger vida e patrimônio durante a crise

mercado de seguros

O setor de seguros registrou um crescimento nominal de 8% no período de janeiro a agosto de 2016. Comparação é feita em relação ao mesmo período de 2015. De acordo com o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, no primeiro trimestre houve expansão de 3,63%. A aceleração foi para 6,98% no acumulado até junho. Segundo o executivo, a melhora dos números do mercado de seguros ainda não reflete um ambiente econômico mais ativo. Para ele, as pessoas estão mais preocupadas em proteger sua vida e seu patrimônio em momentos de crise. Ele atribuiu aos números positivos do mercado a melhora no desempenho do segmento de automóvel. “O seguro de automóvel apresentou números melhores. Essa foi uma resposta da procura por alternativas para compensar a queda das vendas de veículos zero km. Como as vendas de veículos usados, pór exemplo”, explicou Coriolano.

Outros ramos como o seguro rural, o seguro-garantia, o seguro de vida e a previdência (VGBL) também contribuem para o desempenho do mercado de seguros no Brasil. Contudo, a retomada no cenário macro sóa contecerá  caso o Governo avance nas questões das grandes obras e na reforma da Previdência. “Do contrário, o mercado de seguros só vai reagir o ano que vem”, acrescentou.

Para este ano, Marcio Coriolano reafirmou a projeção de avanço para o setor, que arrecada cerca de R$ 450 bilhões e soma R$ 800 bilhões em ativos, em torno dos 8,5% ante 2015.

 

Ramos com destaques no acumulado de 2016 (até agosto)

 

1.   Seguro de Crédito e Garantia

Sobrepujando o aumento do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) nos últimos doze meses de 4,9%, a arrecadação do Seguro-Garantia voltado às obras públicas acumula um notável crescimento nominal de 29,8% de janeiro a agosto de 2016. Este ramo se destacou dentro de Crédito e Garantia, grupo que teve variação nominal de 10,7% no acumulado de janeiro a agosto deste ano.

 

  1. Família VGBL

Produto vendido majoritariamente de forma individual e com uma concentração de aproximadamente 99% dos prêmios arrecadados em seguradoras que fazem parte de conglomerados financeiros, a modalidade VGBL se mantêm como grande propulsora do crescimento do mercado supervisionado pela Susep, com variação nominal na arrecadação de prêmios de 17,8% no acumulado de janeiro a agosto deste ano.

 

  1. Vida | Seguro Individual

Responsável por mais de 40% dos prêmios arrecadados nos produtos de Coberturas de Pessoas – Planos de Risco, entre os produtos Vida, o grande destaque são os planos individuais, que apresentaram variação nominal de 29,8% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

4.   Seguro Rural

O Seguro Rural apresentou crescimento nominal positivo de 17,2% no acumulado do ano, de janeiro até agosto de 2016.

5.    Seguro de Automóvel

O Seguro de Automóvel, representado principalmente pelos ramos Casco (70%) e Responsabilidade Civil Facultativa RCF-V (22%), apresentou até agosto, desaceleração de 1,3% menor do que a registrada nos primeiros sete meses do ano.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO