Ultima atualização 01 de agosto

Índice de Confiança do setor marca 101,2 pontos em julho

Barreira dos 100 pontos não era superada desde fevereiro de 2014. Resultado reforça otimismo do empresariado em relação à economia e ao ambiente de negócios

Índice de Confiança do setor marca 101,2 pontos em julho

O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) fechou os primeiros sete meses do ano com alta acumulada de 50,8%. Em julho, o índice superou a barreira dos 100 pontos (101,2), o que não acontecia desde fevereiro de 2014. Foi o sexto mês de alta consecutiva, segundo levantamento da Fenacor. O resultado reforça o otimismo do empresariado em relação ao cenário econômico e ao ambiente de negócios do Brasil.

“A economia do Brasil segue em recuperação. O País não está parado, mesmo com o cenário de crise. Também é assim com o setor de seguros. Algumas boas notícias de julho foram o sinal de que o seguro de auto popular pode ser regulamentado e se tornar um novo produto de oferta pelo corretor o que traria, sem dúvida, novos negócios com milhões de novas apólices. O empresariado está atento a isso e percebemos em nossa pesquisa”, destaca o presidente da Federação, Armando Vergilio.

Os resultados do ICSS são calculados a partir de pesquisa realizada pela entidade com 100 grandes empresas do setor, que indicam percentuais de zero a 200 para a confiança na economia, rentabilidade e faturamento. Também foram apurados outros três indicadores: ICSS (de confiança do setor de seguros no Brasil), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

tabela Fenacor

A pesquisa também apura a expectativa das empresas em relação ao crescimento da economia pelos próximos seis meses. Todos os três segmentos do mercado (seguradoras, corretoras e resseguradoras) registraram alta dos seus índices de confiança: 86%, 87% e 77%, respectivamente. Quanto ao faturamento, 83% das corretoras, 81% das seguradoras e 77% das resseguradoras esperam um cenário mais favorável nos próximos seis meses. Quando o assunto é a rentabilidade, o otimismo segue em alta: 83% das corretoras; 82% das seguradoras e por 70% das resseguradoras confiam na manutenção ou melhora dos índices atuais.

O setor de seguros é responsável por 6% do Produto Interno Bruto (PIB). É uma indústria que emprega mais de 40 mil pessoas, abriga cerca de 90 mil corretores e reúne 112 companhias seguradoras em todo o país. Em 2015, movimentou R$ 350 bilhões em volume de prêmios (considerando resseguros e a saúde suplementar), crescendo 11,6%, o que mostra sua força na economia nacional.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock