ATUALIZADO EM 17/08/2016, ÀS 10h30 – Uma pesquisa realizada por um site de comparação de preços de seguro mostra que o prêmio do seguro do HB20, da Hyundai, subiu 105% nos primeiros 6 meses de 2016. O modelo Onix, da Chevrolet (carro mais vendido no Brasil, segundo a Fenabrave), teve alta de 21% no período.
O relatório ComparaOline de Seguro Auto mostrou um panorama do setor, após compilar dados de 500 mil pessoas em todas as regiões do Brasil, traçando um comportamento de quem cota e quem contrata este tipo de cobertura por meios digitais. “Essa simulação foi baseada na variação de preços dos carros e de suas peças, sua respectiva demanda de procura, inflação da economia brasileira e perfil do sinistro”, explica Paulo Marchetti, diretor executivo da empresa.
Janeiro de 2016 | Junho de 2016 | ||||
Ranking | Marca | Modelo | Prêmio | Prêmio | Alteração |
1 | GM | Onix | R$ 1.172,00 | R$ 1.499,00 | +28% |
2 | Hyundai | HB20 | R$ 1.877,00 | R$ 3.850,00 | +105% |
3 | Ford | Ka | R$ 1.323,00 | R$ 1.569,00 | +18% |
4 | Fiat | Palio | R$ 1.504,00 | R$ 1.610,00 | +7% |
5 | Toyota | Corolla | R$ 2.005,00 | R$ 2.364,00 | +18% |
Outro ponto bastante interessante mostra que o canal online tem contribuído para o aumento da penetração do seguro na população não segurada – historicamente entre 70 a 80% das vendas online são para novos consumidores. A constatação feita pelo relatório mostra que as pessoas que buscam pelo seguro de seus automóveis são de um perfil já estabelecido, com boa condição financeira e acesso aos canais digitais. São donos de carros populares e têm a necessidade do seguro.O relatório também mostra que o principal perfil de quem busca este serviço por meios digitais é o homem, de 25 a 34 anos, dono de carros populares e morador das regiões Sul e Sudeste. Marchetti acredita que este perfil possa sofrer alterações no futuro, na medida em que a geração millenials entre no mercado consumidor. “O consumidor mais velho ainda resiste a utilizar os meios online para adquirir alguns tipos de produto. Ele é fisgado online mas gosta de fechar o negócio conversando com outra pessoa”, sustenta Marchetti.
Kelly Lubiato
Revista Apólice