A Yasuda Marítima foi uma das participantes do Ciab Febraban – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que aconteceu entre 21 e 23 de junho em São Paulo. A companhia implementou um sistema de gestão inédito na América Latina, além de incrementar por meios de novos recursos diversos de seus processos que geraram incremento na eficiência e produtividade.
Dois executivos da seguradora participaram das trilhas técnicas de seguros, painéis em que players debateram as mais recentes aplicações tecnológicas utilizadas em segmentos específicos. Na quarta-feira (22), Marco Aurélio dos Santos, gerente Financeiro da empresa, foi um dos debatedores sob o tema *Alavancando Produtividade em BackOffices. Na ocasião, o executivo apresentou o processo de rollout da solução ERP de BackOffice, Gestão de Cobrança e Pagamentos e Gestão de Sinistros da Marítima Seguros para Yasuda Seguros no processo de integração das duas empresas, que aconteceu com a aprovação do processo pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), em 2014. Depois de implementado, o projeto foi considerado um case pela SAP, que foi a parceira da seguradora nesta iniciativa. “A expectativa é a de alcançar o fortalecimento do desempenho da companhia e da posição da Yasuda Marítima no mercado brasileiro”, considerou Santos.
Já na quinta-feira (23) foi a vez de Samy Hazan, diretor de Planejamento Corporativo e Desenvolvimento de Novos Negócios da seguradora, que falou à plateia no painel Transformação Digital no Canal de Vendas. O executivo abordou as tendências para o segmento, uma vez que a tecnologia já encontra uma posição estratégica e pode ter influência direta nos resultados das companhias de seguros. Ele lembrou o impacto do uso de fontes de dados em Big Data deve ter nas companhias nos próximos anos, bem como o aprendizado de máquina, que deve viabilizar previsões atuariais mais assertivas. “O cloud computing também vai trazer mudanças na gestão de clientes, nos processos de faturamento, cobrança, processos de sinistros etc. A automatização de processos em nuvem vai propiciar uma agilidade em todas as etapas de relacionamento entre segurados, corretores e seguradoras”, ponderou Hazan.
L.S.
Revista Apólice