Para ir além das coberturas tradicionais e garantir a tranquilidade dos segurados, os seguros residenciais vêm oferecendo uma série de assistências e proteções. As apólices podem incluir, por exemplo, desde coberturas contra quebra de vidros, espelhos, mármores e granitos até de responsabilidade civil familiar – ou seja, se um animal de estimação morde o vizinho, o seguro reembolsa as eventuais despesas médicas.
Além destas coberturas, a Liberty Seguros oferece aos seus segurados, outras opções de benefícios como o Descarte Responsável, que garante a retirada e o descarte corretos de móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e entulho de pequenas obras e reformas. O uso desse benefício cresceu cerca de 253% em 2015 quando comparado ao ano anterior.
Outro serviço é o check-up residencial, que proporciona revisão de instalação elétrica, verificação de vazamentos, avaliação da distribuição de móveis e mão de obra para serviços gerais, que vão desde a instalação de olho mágico até a fixação de antenas.
“A procura pelas assistências também vem crescendo. Atualmente, as mais utilizadas pelos segurados são os serviços de encanador, eletricista e conserto de eletrodomésticos, mas o uso do descarte responsável vem aumentando bastante também”, diz Mario Cavalcante, diretor de Seguro Auto e Residência da Liberty Seguros.
Alguns fatores avaliados durante a contratação do seguro residencial são o valor segurado e as frequências de incidentes na região. “Ao contrário do que muitos podem imaginar, os valores dos seguros residenciais são bem acessíveis. O custo do seguro para uma residência de valor médio, por exemplo, é de aproximadamente R$500 ao ano. No caso de um apartamento, fica em torno de R$ 300 anuais”, finaliza Cavalcante.
A.C.
Revista Apólice