Para concorrer com outras seguradoras que já atuam neste segmento, a SulAmérica lança o Auto Compacto, um produto com a grife da seguradora mas com menos serviços agregados, o que acaba diminuindo o seu preço em até 20% em relação aos produto de automóvel convencional.
De acordo com o vice-presidente de Auto e Massificados, Eduardo Dal Ri, o produto nasceu após a companhia estudar o perfil dos consumidores que estavam deixando o mercado, para tentar mantê-lo em sua carteira.”Estudamos o perfil do consumidor, onde ele vive e sua classe econômica para levantar hipóteses e desenhar novos produtos”, explica, revelando que a empresa ouviu o cliente para entender sua necessidade.Com o lançamento, a companhia traz ao setor um produto desenvolvido a partir dos resultados de um estudo de comportamento dos segurados que apontou as coberturas e serviços mais utilizados
Para conseguir reduzir o valor do produto, a seguradora conta com três fatores patrocinadores: seleção do bom risco, franquia diferenciada e menos serviços agregados. Apenas os bons riscos são colocados nesta carteira, para que o custo para os mútuos sejam menores (quem tem um perfil de risco desfavorável, como idade de 23 anos, por exemplo, é automaticamente dirigido para o produto convencional); há dois tipos de franquia: a de Livre Escolha, que permite ao segurado escolher onde deseja reparar seu veículo, ou a franquia Compacto, que direciona o conserto para uma oficina com a qual a empresa possui melhores condições comerciais; por último, este produto não possui alguns tipos de assistência, e o socorro mecânico é limitado a 2 ocorrências por vigência.
Dal Ri esclarece que o novo seguro é voltado para veículos de passeio e pick-ups leves e contempla a cobertura compreensiva (colisão, roubo/furto e incêndio), cobertura para terceiros (responsabilidade civil facultativa – RCF) e coberturas opcionais de vidros, lanterna, farol e retrovisor, assistência 24 horas (reboque 400 km e socorro mecânico), carro reserva e danos morais.
“O produto está em fase de testes no Paraná, Belo Horizonte e Fortaleza. Neste período ele já passou por aprimoramentos, por conta do retorno que consumidores e corretores de seguros nos oferecem”, aponta Dal Ri.
O executivo vê este produto como uma oportunidade para o corretor de seguros atrair o cliente cujo veículo está envelhecendo. A tendência é que o seguro destes carros deixe de valer a pena ao longo dos anos, pelo alto custo do prêmio. “A SulAmérica está sempre atenta às tendências de comportamento do consumidor. Este produto traz ao segmento uma solução inteligente alinhada à realidade do mercado e às necessidades dos clientes. Com ele, ampliamos nosso portfólio e nos tornamos ainda mais competitivos”, afirma o vice-presidente.
A previsão é que o produto esteja disponível em todo o Brasil até o fim do ano.
Kelly Lubiato
Revista Apólice