Ultima atualização 04 de fevereiro

Dicas para ter segurança na viagem de carnaval

Carnaval

O Carnaval é uma data aguardada ansiosamente por muitos brasileiros, mas que carece de muito cuidado e cautela. Tanto quem vai viajar quanto quem aproveita a folia na cidade onde mora, precisa ficar atento a medidas de segurança básicas. Além disso, muitas seguradoras providenciam ações especiais para essa época do ano, além de campanhas de conscientização.

O Sindseg MG/GO/MT/DF, por exemplo, lançou uma campanha especial Viajar Seguro, que visa alertar as pessoas sobre a importância do respeito às leis de trânsito nas estradas. Peças publicitárias estão sendo veiculadas nas traseiras de ônibus em Belo Horizonte e divulgadas nas redes sociais da entidade e também no portal, que contará com uma série de posts com dicas de viagem e segurança.

A Mapfre Assistance também separou algumas dicas para quem vai viajar nesse feriado. Segundo a companhia, os destinos mais procurados nessa época dentro do País são Bahia e Rio de Janeiro, mas há também quem queira passar os dias de folga um pouco mais longe, para isso os destinos mais escolhidos são Miami e Orlando, nos EUA.

Para quem opta pela viagem de carro, a SulAmérica fez um levantamento sobre a modalidade, que aciona cada vez mais seus serviços de assistência. Nos últimos três anos, as chamadas aumentaram 12% durante esse período.

No ano passado, o principal motivo da solicitação de serviços foi pane mecânica, somando 69% dos acionamentos. Dentre as causas mais frequentes desse tipo de pane, prevaleceram a bateria descarregada e o superaquecimento.

Confira dicas para se proteger durantes as viagens de avião…

  • Avaliação médica: antes de qualquer viagem, é indicado que os turistas façam um check-up. Uma simples consulta e exames preventivos evitam dores de cabeça longe de casa.
  • Medicação: para casos crônicos, o recomendado é levar a medicação necessária com original da receita médica assinada pelo especialista, pois cada país tem seus critérios para venda de medicação.
  • Horários: para evitar transtornos por atraso ou cancelamento, sempre cheque com a cia aérea, no site ou por telefone, se decolagens do aeroporto de embarque e aterrisagens no local de destino estão seguindo os horários previstos. Ficar atento a fuso horários também é importante.
  • Bagagem a despachar: muitas malas têm formato e cor similares, personalize sua bagagem, com fitas, por exemplo, para facilitar a visualização na esteira e evitar que outro passageiro a pegue por engano. Em viagens internacionais, embalagens com líquidos acima de 100 ml precisam ser despachadas.
  • Cadeado TSA: se seu destino for os Estados Unidos, certifique-se de que seu cadeado é aprovado pela TSA (Transport Security Administration) – órgão responsável pela segurança nos aeroportos do país. Dessa forma, os fiscais podem checar sua bagagem e fechá-la novamente sem qualquer dano. A checagem é procedimento comum e acontece de forma aleatória.

 

  • Cartão de crédito: pelo menos 48 horas antes de embarcar, avise a operadora do cartão de crédito da viagem, caso pretenda usar o serviço no exterior para compras ou saques. Do contrário, as transações serão negadas.

 

  • Alimentação: faz parte do roteiro conhecer a gastronomia regional, mas é preciso evitar exageros; antes de viagens longas, não consuma pratos pesados, de difícil digestão; finalmente, tenha atenção com prazos de validade e ingredientes que possam causar alergia.

 

…e dicas para estar seguro nas viagens de automóvel

  • Faça uma verificação cuidadosa do estado do veículo. Duas checagens básicas que podem salvar o feriado: nível de óleo do motor e do freio e nível de água do radiador e da bateria;
  • Pneus gastos e carecas são grandes causadores de acidentes. Por isso, antes de pegar estrada, verifique o estado de conservação de todos eles – inclusive o estepe – e faça a calibragem adequada;
  • Realize sempre a checagem do nível do fluido no compartimento do motor;
  • As pastilhas de freios são peças essenciais e precisam estar em dia, sobretudo se o trajeto da viagem incluir serras e estradas com curvas. A cada 5.000 Km deve ser feita uma checagem da condição das pastilhas de freio;
  • Dirigir sob condições adversas, como chuva e neblina, também requer atenção redobrada, sendo imprescindível manter-se em velocidade reduzida, a uma distância segura dos automóveis à frente e com os faróis baixos acesos. Em caso de chuva, evite freadas bruscas.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Comunicação