Para reforçar a atuação no ramo de produtos Pessoa Jurídica, a Tokio Marine segmentou o atendimento técnico e passa a oferecer soluções personalizadas a seus corretores nas áreas de Grandes Riscos e de Pequenas e Médias Empresas. Agora, a seguradora conta com underwriters especialistas, responsáveis por fazer a análise da operação e sugerir o produto e as condições mais adequadas às necessidades dos parceiros e seus clientes.
“Com o novo modelo de negócio, as especificidades de cada setor são consideradas no momento da análise de risco, o que facilita a criação de soluções sob medida. O atendimento técnico especializado por atividade econômica é o grande diferencial da Tokio Marine”, afirma o diretor-executivo de Produtos Pessoa Jurídica, Felipe Smith. As áreas de Grandes Riscos e PMEs são compostas por dez underwriters cada.
A customização das avaliações é reforçada pela dinâmica atual estabelecida nas duas áreas. Em Grandes Riscos, o setor de subscrição da companhia foi dividido em quatro unidades de negócios: Energia Renovável (geração, transmissão e distribuição de energia eólica, térmica, solar e hidroelétrica); Infraestrutura (rodovias, portos, aeroportos, sistemas metroviários e ferroviários, operador portuário); Indústria de Base (papel e celulose, mineração, química e petroquímica, insumos) e demais riscos, indústrias, comércio e serviços.
Os gestores e analistas destas unidades têm a responsabilidade de elaborar estudos de produtos mais adequados a cada segmento, acompanhar as questões relacionadas a sinistros, gerenciar o risco, prospectar novos negócios e sugerir melhorias nos contratos de resseguros, entre outras atribuições.
“O mercado de seguros corporativos exige profundo conhecimento dos segmentos industriais, competência de subscrição e correta abordagem comercial junto aos Corretores. Com este projeto, a tendência é que haja um aumento dos níveis de retenção e renovação das contas da Tokio Marine”, argumenta Smith.
Já na área de Pequenas e Médias Empresas, para garantir um olhar mais próximo das necessidades dos parceiros e clientes, a Tokio Marine implantou o conceito de “Dono do Produto”. As análises são aprofundadas e seguem questões estratégicas importantes para cada segmento de mercado avaliado, como clínicas, escolas, academias e estética.
“Remodelamos nossa forma de atuação baseados em companhias do Grupo Tokio Marine especializadas no atendimento a PMEs, como a Philadelphia Insurance Companies, por exemplo. Fomos conhecer o método de trabalho da unidade norte-americana e optamos por internalizar conceitos bem-sucedidos em outros mercados. Hoje, cada segmento econômico tem um grupo de Colaboradores dedicado a desenvolver as melhores soluções em seguros”, explica Smith.
Entre fevereiro de 2014 e março deste ano, a companhia lançou seguros específicos para esse nicho, como o Clínicas e Consultórios Médicos; o Escolas e o Escritórios. Atualmente, o portfólio da Tokio Marine para PMEs já inclui 13 produtos e o plano é de aumentar ainda mais esta carteira. “O Brasil tem uma demanda muito grande por seguros direcionados aos pequenos e médios empreendedores, que respondem por 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Nosso objetivo é ser também uma referência nesta área graças a soluções feitas de maneira personalizada”, diz o executivo.
L.S.
Revista Apólice