Ultima atualização 20 de fevereiro

SindsegSP lança segundo vídeo da campanha Transitando Seguro

Novo episódio traz dicas de como transitar em alagamentos de forma segura e o que fazer em caso de eventuais problemas

direcao_carro 1

O SindsegSP lança, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, o segundo vídeo da campanha Transitando Seguro. O novo episódio traz dicas de como transitar em alagamentos de forma segura e o que fazer em caso de eventuais problemas.

Durante o verão, chuvas torrenciais são mais frequentes e acabam em enchentes e alagamentos que causam transtornos para grande parte dos condutores, seja pela dificuldade em conduzir o veículo ou pelos possíveis danos decorrentes dos eventos. Por isso, é importante ficar atento a questões como a previsão do tempo da região por onde vai dirigir, pontos com maior incidência de alagamentos e, sempre que possível, evitar estes locais e optar por rotas alternativas.

Atenção também aos veículos com motor traseiro – exceto no mercado brasileiro –, que têm maior facilidade para essas situações, pois o motor é a última parte do veículo que entrará em contato com a água. Cada veículo conta com características diferentes e, desta forma, não necessariamente todos os motoristas conseguirão transpor o alagamento.

Molhar o carro ou deixar o motor morrer em uma enchente, no entanto, não são os únicos problemas e nem os piores. É fundamental que o motorista evite que a água entre no motor pelo escapamento, o que pode causar o calço hidráulico (enchimento da câmara de combustão com líquido, ocasionando na quebra de componentes internos). Para evitar, é preciso manter a aceleração constate e andar em baixa velocidade, assim como manter a primeira marcha e desligar o ar condicionado.

O carro pode apresentar “sintomas” como necessidade de mais esforço para girar o volante, flutuação dos ponteiros, luzes de anomalia da injeção eletrônica, bateria e freios ABS ou aumento do esforço ao acionar os freios. Normalmente, esses alertas são causados pelo excesso de água e exigem cautela ainda maior. Caso o veículo deixe de funcionar durante o alagamento, o condutor não deve tentar ligá-lo novamente. O correto é esperar a água baixar e encaminhar o veículo para uma oficina.

As consequências de um alagamento podem ser imperceptíveis no primeiro momento, mas podem vir à tona após algum tempo. Desta forma, o motorista deve levar carro a um profissional para fazer uma verificação dos danos. Além disso, se a água tiver atingido o estofamento, será necessário realizar uma higienização interna do veículo.
Para conferir o vídeo, acesse http://youtu.be/wMTh81UBBTw.

Campanha Transitando Seguro

A iniciativa visa diminuir os altos índices de acidentes no trânsito brasileiro e também conscientizar a sociedade sobre a importância da direção segura.

De acordo com o Relatório Global Sobre a Situação de Segurança Viária, primeira análise detalhada sobre 178 países publicada pela OMS, os ferimentos causados por acidentes de trânsito já se tornaram um problema de saúde pública. Segundo a entidade, morrem no mundo cerca de 1,2 milhões de pessoas todos os anos por causa da violência do trânsito, enquanto 20 a 50 milhões ficam feridas.

“O Brasil é reconhecidamente um dos recordistas mundiais de acidentes de trânsito. Desta forma, estamos assumindo um compromisso de disseminar informações e dados que estimulem a reflexão sobre segurança viária, comportamento e conscientização dos motoristas”, afirma Mauro Batista, presidente do SindsegSP.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock