Dados do Ministério da Saúde apontam que uma em cada três crianças, metade dos homens adultos e 48% das mulheres brasileiras estão acima do peso. Em todo o mundo, a obesidade já se configura um problema de saúde pública, requerendo a atenção de toda a sociedade. Diante desse cenário preocupante, a Amil iniciou, em janeiro, um movimento permanente de combate à obesidade infantil, nomeado Saúde 360, que prevê uma série de ações públicas e de comunicação para a conscientização da sociedade brasileira sobre essa epidemia global. Nesse sentido, a mais nova ação da empresa começa no dia 1º de outubro, com a realização de reuniões exclusivas do programa de emagrecimento Vigilantes do Peso para seus mais de 24 mil colaboradores.
Odete Freitas, pediatra e diretora de Sustentabilidade da Amil, destaca que a educação alimentar deve começar em casa, pois os pais são os principais responsáveis por formar os hábitos de seus filhos, a partir da infância. “Somos uma empresa de saúde e, como líderes desse movimento de combate à obesidade infantil, o trabalho tem que começar dentro de casa. Queremos estimular nossos colaboradores a adotar hábitos mais saudáveis e transmitir isso a seus filhos. Assim, estaremos motivando não só a melhora na qualidade de vida dos nossos funcionários, como também auxiliando o desenvolvimento de gerações mais saudáveis”, revela. A empresa também prevê a implementação de uma ação de reconhecimento que presenteará os colaboradores com melhores resultados no programa com prêmios que estimulem ainda mais sua saúde, autoestima e bem-estar.
Na parceria com o Vigilantes do Peso, os colaboradores da Amil terão acesso facilitado ao programa de emagrecimento, por meio de condições de pagamento diferenciadas e palestras motivacionais no local de trabalho. As palestras são interativas e conduzidas por orientadores treinados, que emagreceram e aprenderam a manter o peso saudável com o programa. Eles promovem a criação de hábitos saudáveis, oferecem o apoio motivacional necessário ao emagrecimento, estimulam a prática de atividades físicas e incentivam as escolhas inteligentes para uma alimentação equilibrada. Os colaboradores que não puderem comparecer aos encontros no local de trabalho também terão a opção de participar de reuniões tradicionais externas ou EmCasa com as mesmas condições de benefício. As reuniões externas são abertas ao público e realizadas semanalmente em locais preestabelecidos; já no modo EmCasa, os funcionários recebem os materiais pelo correio e contam com o apoio de um orientador por e-mail.
Rodrigo Strickland Faro, CEO do Vigilantes do Peso no Brasil, ressalta que o programa para empresas foi criado para ajudar a prevenir e a reverter o problema de excesso de peso nas organizações, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores, consequentemente reduzindo os custos ligados à saúde. “A parceria entre o Vigilantes do Peso e a Amil nasceu do compromisso em comum de oferecer mais qualidade de vida e bem-estar às pessoas. Para os funcionários da Amil, o programa trará benefícios não só a sua rotina profissional, como também proporcionará a melhora da produtividade, das relações pessoais, da autoestima e da relação com a alimentação. Com isso, firmamos juntos um compromisso de combate à obesidade”, comenta Faro.
K.L.
Revista Apólice