Ultima atualização 24 de outubro

Inteligência Geográfica materializa evidências para empresas do setor de seguros

Disponibilizada pela empresa Imagem, plataforma ArcGIS possibilita às seguradoras visualizar e entender hábitos dos clientes, além de identificar oportunidades de negócios

A Imagem, companhia de Sistemas de Inteligência Geográfica (GIS), organizou o Esri Business Summit 2014. Realizado recentemente em São Paulo, o encontro teve a presença de executivos de seguradoras, que puderam demonstrar nas palestras os benefícios do uso da Inteligência Geográfica para seguros.

Utilizando a plataforma de análise, coleta e processamento de dados ArcGIS, da empresa Esri, as empresas de seguros têm a possibilidade de reunir informações básicas e críticas dos assegurados para elaboração de políticas de risco, vendas e preço, e que atendam as necessidades de cada cliente. Tudo pode ser feito em tempo real e no formato de mapas. Com a Inteligência Geográfica é possível saber ainda o endereço, nome e perfil do cliente, assim como por onde ele anda, como se locomove (a pé, carro, moto) e os riscos inerentes a cada lugar ou trajeto realizado em qualquer região do Brasil, dentro e fora da área de cobertura das seguradoras.

Segundo Paulo Simão, gerente do setor de negócios da Imagem, mais de 80% dos dados de uma empresa de seguros possui associação com a geografia. “Nessa área praticamente tudo está relacionado a onde e como. Agora imagine colocar essas questões em um mapa munido de análises, geoestatística, imagens, informações complementares e histórico de sinistralidade: desta forma, os fatos se tornam facilmente tangíveis e evidentes e será mais fácil comprovar um mercado potencial, uma região de risco, uma tentativa de fraude ou se o sinistro é verdadeiro”, afirma.

Várias empresas do ramo já utilizam a plataforma ArcGIS para aprimorar os negócios, que agora têm a chance de setorizar áreas especificando quais os riscos mais comuns e prováveis de acontecerem, conhecer os hábitos dos clientes e prospectar locais onde há maior demanda por serviços de seguros. “Acreditamos que os problemas das empresas de seguro possuem CEP, e as oportunidades também. Por isso, oferecemos a capacidade de identificar essas oportunidades com mais precisão e no tempo certo para a tomada de decisão”, explica Simão.

L.S.
Revista Apólice

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