Para atender às novas determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece o padrão de Troca de Informação em Saúde Suplementar (TIS) para o registro e o intercâmbio de dados entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços da área, a SulAmérica lançou um canal de interação com seus cerca de 22 mil prestadores médicos.
O novo aplicativo permite a visualização e emissão diária de relatórios de faturamento e glosas (documento de comprovação de procedimentos já realizados, enviado à seguradora), o que possibilita à rede de serviços médicos um controle efetivo e uma recuperação mais rápida das glosas aplicadas.
“Com isso, é possível que o prestador introduza rapidamente ações preventivas, visando à redução de falhas que refletem diretamente no faturamento. Assim, o serviço médico pode, na mesma hora, complementar as informações para a companhia, agilizando processos, reduzindo os erros, melhorando a comunicação e tornando a relação entre operadora e rede de serviços médicos mais sustentável do ponto vista econômico, e com agilidade nos processos”, diz Marco Antunes, vice-presidente de operações da SulAmérica.
O acesso a ferramenta pode ser feito tanto pelo Portal Saúde Online, espaço em área logada do portal institucional da companhia já conhecido pela rede de serviços médicos; quanto pelo Web Service, meio de comunicação eletrônico direto entre operadora e rede de serviços médicos, sem intermediações de terceiros. Para Antunes, “além de uma redução de custos com emissão e armazenamento de documentação em papel, as novas funcionalidades do aplicativo diminuem significativamente o tempo de retorno à rede de serviços médicos”.
L.S.
Revista Apólice