Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo revelaram que os celulares estão presentes em 57,77% das ocorrências de roubo registradas de janeiro a maio deste ano na capital paulista. Atrás dos aparelhos, ficam somente os documentos (54%) e o dinheiro (12,75%).
Já quando o assunto é o tipo de objeto mais roubado, que pode haver mais de um em uma única ocorrência, os cartões bancários (crédito e débito), além das carteiras de identidade e de motorista, representam 45,16% dos itens alvos de crimes no acumulado do ano. Entre os grupos de objetos mais roubados também estão os aparelhos de telecomunicação (como celulares), com 17,14% dos itens; e dinheiro (moedas nacional e internacionais), com 10,24%.
Ainda segundo o documento, quase a metade dos roubos é realizada a pedestres nas ruas, com um percentual de 46,77% dos casos durante os cinco meses, sendo que um quarto dos roubos (24,95%) é praticado a veículos. Os estabelecimentos comerciais ficam em seguida (11%) dos boletins de ocorrência registrados. Além disso, 6,62% desses crimes foram praticados no interior dos carros nos primeiros cinco meses de 2013.
L.S.
Revista Apólice