Ultima atualização 09 de outubro

Escola Nacional de Seguros é destaque no Enade

Graduação em Administração com Linha de Formação em Seguros e Previdência obteve nota 4 no RJ e 5 (grau máximo) em SP

A Escola Nacional de Seguros obteve excelente resultado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade, referente a 2012. Segundo o Ministério da Educação, o curso de Graduação em Administração com Linha de Formação em Seguros e Previdência, que a Escola ministra, obteve nota 4 no Rio de Janeiro e 5 (grau máximo), em São Paulo. O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos critérios de maior relevância que medem a qualidade da educação superior brasileira.

Em entrevista ao Portal CNseg, os diretores da Escola, Renato Campos (Executivo) e Claudio Contador (Ensino Superior e Pesquisa), comemoraram esse resultado e exaltaram mais essa conquista da instituição. “Sempre acreditamos na qualidade dos cursos que oferecemos, pois temos como referência a avaliação positiva que recebemos dos alunos. Mas, claro que essas notas têm peso e significado especiais, pois são atribuídas pelo órgão que regula a educação em nosso País”, afirmou Campos, lembrando ainda que a nota do Enade é um dado oficial, incontestável e o grande termômetro do ensino superior. “Estamos muito satisfeitos com esse resultado, que sinaliza estarmos no caminho certo”, acrescentou.

Por sua vez, Claudio Contador assinalou que é muito difícil atingir o grau máximo do MEC, daí a importância do feito alcançado em São Paulo. “É o número perseguido e cobiçado pelas maiores e mais renomadas instituições de ensino do País e agora nós podemos ostentá-lo”, observou Contador, para quem, em primeiro lugar, é preciso creditar essa conquista aos alunos, que tiveram a responsabilidade de fazer a avaliação com absoluta seriedade, representando a instituição da melhor maneira possível. “Também temos que dar mérito ao nosso corpo docente, altamente qualificado e que tem 76% de mestres e doutores, número muito acima da média encontrada nas instituições de ensino. Além disso, os 24% restantes são de especialistas do mercado, que agregam ao curso a experiência profissional.”, disse Claudio Contador.

Ele destacou ainda o fato de a instituição propiciar uma excelente infraestrututra, com instalações modernas, biblioteca, salas de estudo e todos os recursos necessários para um ensino de alto nível. “Em resumo, a nota é fruto de um esforço conjunto entre todos os atores internos da Escola, administração e corpos docente e discente”, afirmou o diretor de Ensino Superior da Escola Nacional de Seguros.

Na avaliação de Renato Campos, outro fator para o sucesso do curso é o tamanho das turmas, que não são muito numerosas, o que favorece a orientação individualizada e o fácil acesso aos professores. “Vale lembrar que o grau 4 atribuído ao curso no Rio de Janeiro também é uma ótima nota, muito difícil de ser obtida. Obviamente que o 5 em São Paulo nos inseriu em um seleto grupo, que representa um pequeno percentual do total de cursos avaliados. No entanto, o mais importante é que atingimos o nível de excelência, com avaliações compatíveis com as dos melhores cursos de Administração do Brasil”, ressaltou.

Para Claudio Contador, essas características são valiosas, até porque a Escola vive um processo de conquista da confiança do mercado em seu bacharelado em Administração + Seguros e Previdência. “Nossa meta é torná-lo cada vez mais conhecido e reconhecido pela sua qualidade, buscando o mesmo prestígio alcançado, por exemplo, por nosso MBA Executivo em Seguros e Resseguro”, frisou Contador.

Dessa forma, ele acredita que, essas notas irão corroborar para que a Escola passe a gozar de uma imagem ainda mais positiva.

Para os diretores da Escola Nacional de Seguros, esse desafio será constante. O mais importante, contudo, é que, passados alguns anos desde o lançamento do curso, muitas pessoas já têm a percepção de que trata-se de um programa que forma administradores de alto desempenho, capazes de assumir responsabilidades em grandes empresas da indústria do seguro e também de outros segmentos que contam com departamentos de seguros. “Por isso, essa conquista não é somente da Escola, mas de todo o mercado de seguros”, concluiu Claudio Contador.

 

Turmas

A Escola já trabalha na formação de duas novas turmas, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, com início no primeiro semestre de 2014. O processo seletivo está em andamento e os interessados podem se inscrever no site www.esns.org.br/processoseletivo.

Renato Campos disse que, de maneira mais abrangente, a intenção é continuar buscando as melhores práticas em todos os aspectos que envolvem a graduação, para que ela se torne ainda melhor e possa conquistar definitivamente um lugar de destaque no âmbito do ensino superior brasileiro.

O objetivo maior do curso é satisfazer os alunos, dando a eles uma formação robusta que os permita galgar posições e obter as melhores colocações no mercado de trabalho. “Consequentemente, estaremos contribuindo para construir uma indústria de seguros cada vez mais sólida e qualificada”.

A novidade é que, a partir de 2015, os atuais cursos de graduação e pós-graduação serão oferecidos também na modalidade à distância, totalmente on-line. Mas esses programas também continuarão a ser ministrados de maneira presencial. “O mais importante é que estamos cumprindo com a nossa missão de desenvolver o mercado de seguros através da geração e difusão de conhecimentos e da capacitação dos nossos profissionais”, concluiu Campos.

 

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock