Em visita ao Brasil, o venezuelano Gonzalo Lauria Alcalá, presidente da Federación Interamericana de Empresas de Seguro (Fides) concedeu entrevista para o portal da CNseg.
Com seis décadas de existência, a Fides reúne 20 associações de seguro da América Latina, Estados Unidos e Espanha, buscando desenvolver o mercado através da identificação das melhores práticas em seguro de cada país e difusão para os demais.
Gonzalo fez questão de destacar o projeto de educação financeira da Federação Interamericana, voltado a crianças e adolescentes, que busca incentivar a inclusão do tema no currículo escolar dos sistemas educacionais dos países membro. “O Projeto Estou Seguro, desenvolvido pela CNseg, é uma importante referência para nós”, ressaltou.
O presidente da Fides também viu com muito bons olhos a criação, em 2012, da Global Federation of Insurance Associations (GFIA), organização com os mesmos objetivos da Fides, mas englobando instituições de todo o mundo e ampliando os canais internacionais de trocas de experiências.
E essas trocas de experiências também se estendem aos órgãos reguladores do setor, razão da busca de uma estreita ligação da Fides com a Assal (Asociación de Supervisores de Seguros de América Latina) e com a IAIS (International Association of Insurance Supervisors).
Em novembro deste ano, entre os dias 10 e 13, será realizada, na Guatemala, a XXXIV Conferencia Hemisférica de Seguros da Fides (www.fides2013.com), quando o presidente da CNseg, Marco Antonio Rossi, será empossado como novo presidente da Fides. “Está será uma excelente oportunidade para que o mercado segurador brasileiro possa aumentar a integração com o resto da América Latina”, afirmou.
Esta não é a primeira vez que um presidente da CNseg/Fenaseg ocupa o cargo máximo da instituição internacional. Nos anos 80, foi a vez de Clínio Silva, que acumulou os cargos de 1980 a 1983.
Portal CNseg