Hoje, a comercialização de seguros massificados sofre concorrência feroz dos meios eletrônicos. E ainda existe tendência das vendas online crescerem. Nesse cenário, os corretores podem fazer a diferença nos seguros voltados para a proteção pessoal-como seguro de vida e planos de previdência privada. A constatação foi feita pelo vice-presidente de previdência da Mapfre, Eduardo Freitas, durante a 16ª edição da Tribuna Livre, promovida pela Camaracor-SP nesta segunda-feira, 29 de abril.
Segundo Freitas, a seguradora tem bastante interesse em ter como parceiros os corretores interessados em atuar com benefícios, uma vez que diminui o interesse dos profissionais por esse ramo. Para o corretor, disse o executivo, é uma boa oportunidade também, já que em outras carteiras (como auto) ele está cada vez mais ameaçado por outros canais de distribuição, como vendas online e bancos. “Sugerimos que ele contate os clientes da carteira de auto e explique o seguro de vida e previdência. Não é um produto complexo e nem difícil, e a seguradora dá apoio a ele na venda, por meio de ferramentas como simuladores”, disse.
Este ano a Mapfre já registra crescimento maior de vendas por meio docorretor de seguros.Segundo Dirceu Tiegs, diretor geral da companhia, houve aumento de 35% no canal corretor e de 20% no canal bancos.
Entre as novidades anunciadas pelos executivos estão a expectativa de começar a operar no ramo saúde ainda neste ano. “Terminamos a constituição jurídica da empresa de saúde e vamos à ANS protocolar o pedido de operação”, afirmou Tiegs. A ideia é começar a empresa “do zero”, ou seja, sem adquirir alguma companhia já existente no ramo.
Outra novidade é o desenvolvimento de um sistema de cotação de preço do seguro auto no site da Mapfre. A ideia é que, no momento de fechar a apólice, o consumidor será encaminhado para o corretor parceiro mais próximo, de acordo com o CEP do cliente. Os corretores também poderão disponibilizar o sistema em seus próprios sites. “Vamos perseguir a meta de ser a maior companhia em seguro auto no Brasil”, comentou o diretor geral.
O Brasil representa20% do faturamento da Mapfre no mundo. De três meses para cá, foi adotado o uso de três idiomas oficiais na empresa – espanhol, inglês e português, devido a representativa alcançada pelo Brasil no grupo. Em 2012,a companhia somou R$ 11 bilhões de reais em prêmios emitidos no Brasil e 16 mil corretores cadastrados. A cada mês, 100 novos são cadastrados, em média.
“Em 2016 seremos um dos principais responsáveis pela empresa, pois temos crescimento anual de 22%”, indicou Tiegs. No mundo todo, a Mapfre somou 25 bilhões de euros de faturamento, está presente em 46 países por meio de 5 mil sucursais e ao todo possui 35 mil colaboradores. Para acompanhar o grupo, de dois a três anos a unidade brasileira deixará de usar a palavra “seguros” na marca. Será apenas Mapfre, formato usado nas unidades ao redor do mundo.
Jamille Niero / Revista Apólice