O Transamérica Expo Center,em São Paulo, receberá de19 a21 de março a exposição Brazil Road Expo. O evento discutirá, entre outros assuntos, o que poderia ser evitado com a melhoria da sinalização de trânsito. A visitação será aberta ao público das 11 às 20 horas.
Para demonstrar como a má sinalização influencia nos riscos para quem dirige em rodovias e vias urbanas do país, o Observatório Nacional de Segurança Viária montou no evento um estande que permite aos visitantes experimentar as sensações – e alguns resultados – de deslocamento num percurso sinalizado de maneira inadequada. Em seguida, comparar essa situação com um breve passeio num caminho em que placas e advertências são claras e bem posicionadas. Tudo isso em ambientes escuros, numa espécie de labirinto no qual o visitante depende completamente dos sinais para caminhar com segurança. Ao final da experiência, cada um pode concluir por si mesmo o quanto é arriscado dirigir em vias mal sinalizadas.
No dia 20, às 10 horas, a equipe do Observatório, liderada pelo presidente da entidade, José Aurélio Ramalho, dará uma coletiva à imprensa esclarecendo detalhes sobre o experimento e acrescentando informações sobre a qualidade da sinalização viária no Brasil. Construído num espaço amplo, o labirinto permite, entre outras possibilidades, gravar imagens dos dois percursos que, depois, reproduzidas na internet ou transformadas em infográficos, darão aos internautas e aos leitores uma boa ideia de como se realizou a experiência e dos seus resultados.
Segurança é um dos itens de maior importância discutidos no Brazil Road Expo e será também um dos temas dos workshops realizados para profissionais do setor durante o evento. O Observatório Nacional de Segurança Viária, entidade independente que reúne dados, informações e estatísticas sobre o tema, é um dos organizadores do Workshop Técnico de Segurança e Sinalização Viária e Rodoviária, que acontece na tarde do dia 20.
A.C.
Revista Apólice