A Capemisa planeja investir US$ 10 milhões em sua recém-anunciada intenção de operar em Cuba, conforme revelou o presidente da companhia, José Augusto da Costa Tatagiba (foto), em entrevista exclusiva à Revista Apólice. “A cifra considera a capacidade necessária para garantir as apólices futuramente emitidas e a montagem da estrutura operacional da seguradora no país”, afirma o executivo. Isto inclui a criação da plataforma de TI e da estrutura comercial. A equipe da nova companhia, que se chamará “Capemisa Seguradora de Cuba”, deverá ter de seis a oito executivos brasileiros, além de funcionários nativos. A companhia recebeu autorização da Susep para operar no exterior no dia 26 de fevereiro e será a primeira seguradora estrangeira a atuar em Cuba. O processo de autorização por parte do governo cubano está em andamento, mas a expectativa, segundo Tatagiba, é que as atividades iniciem por lá ainda neste semestre. A Capemisa comercializará produtos dos ramos de Vida, Danos Materiais, Patrimoniais, Garantias e Resseguros. Conforme o executivo relatou, a proposta é oferecer seguros à população de baixa renda, nos moldes do microsseguro brasileiro, produto no qual a seguradora já tem know how, conforme a experiência bem-sucedida em comunidades no Rio de Janeiro (Complexo do Alemão, Mangueira, Rocinha e Rio das Pedras). “Cuba é um país com 12 milhões de habitantes, o mesmo tamanho da cidade de São Paulo. A renda é baixa, mas temos experiência com produtos populares e é o que vamos oferecer aos cubanos: seguros que caibam no bolso dessas pessoas”, reforça Tatagiba. Ainda em seguros de pessoas, o movimento crescente de turistas – estima-se a visita de 3 milhões de turistas ao país caribenho este ano – atrai a atenção da seguradora, que já planeja oferecer seguro viagem. O outro foco é o seguro que visa dar garantias às empresas que já atuam por lá. “Já existem empresas brasileiras lá, como a construtora Odebrecht, e queremos dar apoio a elas com a oferta de seguros”, diz. A entrada da Capemisa no mercado cubano originou de convite formulado pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que viu em Cuba uma oportunidade para o mercado de seguros brasileiro. Tatagiba finaliza dizendo que esse é o início da internacionalização da marca, o que representa um trampolim para outras oportunidades. “Temos expectativas de ir para outros países aproveitando a proximidades com os países vizinhos”. Jamille Niero / Revista Apólice
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